Salvador, 2 de fevereiro de 2011.
Prossegue até 04 de março a fiscalização que o Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia da Bahia (Crea-BA) realiza nos equipamentos do Carnaval de Salvador. As ações, iniciadas no dia 05 de janeiro, abrangem vistorias na montagem de estruturas metálicas para camarotes, arquibancadas, equipamentos de som, dispositivos elétricos, refrigeração e decoração. Outros itens são a instalação e manutenção de sanitários químicos.
Além de exigir responsáveis técnicos (engenheiros, arquitetos e técnicos habilitados) na execução dos serviços por meio do registro da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), o Crea também alerta para o cumprimento das normas de segurança e acessibilidade nos locais vistoriados. Foram encaminhados ofícios às entidades carnavalescas e empresas públicas e privadas relacionadas à festa em todo o estado.
A fiscalização é realizada durante a montagem das estruturas básicas e após a instalação de equipamentos suplementares e complementares (elevadores nos camarotes, ar condicionado, grupo gerador, extintores de incêndio, iluminação cênica e sonorização).
Técnicos do Conselho chamam atenção para o uso de Equipamento de Proteção Coletiva (EPC) - extintores de incêndio, guarda-corpo e sinalização. As inspeções serão feitas por uma equipe de 12 fiscais, um coordenador e um supervisor e ocorrerão em todos os circuitos Centro, Centro Histórico, Orla e bairros. A vistoria nos trios vai acontecer no período de 14 de fevereiro a 04 de março, no Parque de Exposições.
Fatores de risco
Nos veículos podem ocorrer falhas mecânicas, inexistência de aterramento, ausência de grade de proteção para partes móveis (pneus e engrenagens), falta de escadas de emergências etc. Itens que podem gerar colisão, queimaduras em foliões, choque elétrico, incêndios, pânico, atropelamento, dentre outros.
Nas estruturas metálicas (palcos, camarotes, arquibancadas e praticáveis) e outros equipamentos (iluminação e material de decoração) podem acarretar problemas como instabilidade estrutural, erros de montagens, sub-dimensionamento de itens de segurança, curto circuito nas instalações elétricas capazes de gerar acidentes como desabamentos e incêndios.
Na decoração (iluminação, pórticos) pode haver falha na fixação, montagem, além de danos na rede elétrica, tendo como conseqüência, queda, choque elétrico, interrupção de fornecimento de energia ou queimadura.
Números 2010
Resumo da fiscalização do Crea-BA no Carnaval 2010 em veículos, camarotes, arquibancadas, praticáveis e outros:
Equipamentos fiscalizados: 321
Notificações emitidas: 83
ART’s registradas: 639
Empresas participantes: 62
Profissionais – RT: 71
Ascom Crea-BA