Lang toma posse na Academia Panamericana de Engenharia

Brasília (DF), quarta-feira, 22 de setembro de 2004.

A Academia Pan-Americana de Engenharia tem um novo membro: o presidente do Confea, eng. Wilson Lang. Ele tomou posse hoje, no palácio de Minería, cidade do México, dentro da programação da XXIX Convenção Pan-Americana de Engenharia.

Entre os objetivos da Academia está o reconhecimento de contribuições relevantes à profissão e ao desenvolvimento tecnológico feitas por personalidades da engenharia dos países da América. A partir da identificação destes profissionais, eles são convidados a serem membros da Academia.

A Academia Pan-Americana foi fundada na cidade do Panamá, em 24 de agosto de 2000. A iniciativa nasceu da União Panamericana de Engenheiros (UPADI) e Federação Pan Americana de Sociedades de Engenharia, organização que representa os engenheiros do Continente, através das Federações Nacional de cada país.

Em 1996, a UPADI intimou todos os membros a cuidarem do processo de seleção a prepararem a posição dos membros fundadores. Os candidatos foram eleitos pela Comissão Internacional da UPADI durante suas reuniões realizadas em Lima, Peru, em 1998 e no Panamá, em agosto de 2000. A cerimônia de fundação contou representantes de outras academias do continente americano e europeu, de Organizações Não Governamentais (ONGs) e líderes da engenharia de todo o mundo.

A Academia tem ainda como missão organizar, promover e responsabilizar-se com a UPADI e com outras organizações de engenharia, ou com instituições científicas, técnicas e educacionais, reuniões técnicas, congressos e seminários para analisar assuntos da engenharia que exigem soluções atualizadas e concretas.

Além do presidente do Confea, foram empossados como membros da Academia outros dois brasileiros: o presidente da Engevix (empresa de engenha), Cristiano Kock e o vice-reitor da PUC-RJ, Luiz Carlos Scavarda.

Bety Rita Ramos - Assessora de Comunicação