Meteorologia e Política Ambiental são temas de painel da 77ª Soea

Goiânia, 7 de outubro de 2022.

Professor Luiz Carlos Baldiceron Molion

O presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Meteorologia (Sbmet), meteorol. Rômulo da Silveira Paz, foi o responsável pela mediação do painel sobre Meteorologia e Política Ambiental, apresentado na pauta da 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), realizada de 4 a 6 de outubro, em Goiânia.

Meteorologista do IPMet, José Carlos Figueiredo

Abriu a discussão o professor Luiz Carlos Baldiceron Molion, apresentando informações e cálculos com questionamentos a respeito de dados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) em relação aos gases do efeito estufa. Para o profissional “não há correlação entre a concentração de CO2 e a temperatura média global”. De acordo com Molion, o planeta já esteve mais aquecido no passado com concentrações mais baixas do gás. Para o professor, o clima varia por causas naturais e, quanto aos eventos extremos, que, segundo o profissional, sempre aconteceram com clima quente ou frio, o necessário é apenas planejamento e adaptação.

Meteorol. Augusto José Pereira Filho

Por sua vez, o painelista meteorol. José Carlos Figueiredo, representante do Centro de Meteorologia da Universidade Estadual Paulista (IPMet), tratou sobre a importância do racionamento de água nas áreas urbanas para a garantia do abastecimento de água. “É preciso saber fazer esse gerenciamento, guardar no período chuvoso e utilizar no período seco. Se tivéssemos isso, não seria necessário acompanhar situações de localidades totalmente sem águas”, a essa falta de planejamento, Figueiredo responsabiliza a falta de “CPF” - ou um responsável técnico - para as catástrofes que acontecem no Brasil.

Moderador meteorol. Rômulo da Silveira Paz, presidente do Conselho Deliberativo da Sbmet

Políticas relacionadas ao meio ambiente

Acrescentando à pauta, o meteorol. Augusto José Pereira Filho, professor da Universidade de São Paulo - USP, falou sobre a falta de uma política nacional de meteorologia e climatologia. “Sem água e sem luz não há desenvolvimento, por isso, precisamos conhecer cada vez mais esses recursos para fazer seu melhor uso e, assim, melhorar a vida de todos”.
O profissional também aproveitou a oportunidade para reforçar a importância da participação dos profissionais da meteorologia dentro do Sistema Confea/Crea e Mútua.

Confira a cobertura da TV Confea

Reportagem: Janaína Laurindo – Crea-SC
Edição: Beatriz Craveiro (Confea) Revisão: Lidiane Barbosa (Confea)
Equipe de Comunicação da 77ª Soea
Fotos: Janaína Laurindo