S.A. Usina Coruripe Açúcar e Álcool

Fundação: 1925
Localização: Coruripe (AL), Iturama (MG), Campo Florido (MG), Limeira do Oeste (MG), Carneirinho (MG)
Indicação: Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL)

A usina leva o nome de um município alagoano, a uma hora e meia de carro de Maceió, que abriga pescadores, lagos, praias paradisíacas e cerca de 55 mil habitantes. Mas a instituição ora homenageada, criada em 1925, transbordou os limites da cidade e, em 2019, tem cinco unidades, sendo quatro delas em Minas Gerais, além de um terminal rodoferroviário em Fernandópolis (SP). Trata-se da maior empresa do setor sucroalcooleiro das regiões Norte e Nordeste, e uma das dez maiores do país.

Originada da união de diversos engenhos de cana-de-açúcar, a Usina Coruripe produz hoje (quase cem anos depois de sua criação), por safra, 470 milhões de litros de etanol, 20 milhões de sacas de açúcar, e - a partir do bagaço das mais de 14 milhões de toneladas de cana moída - energia suficiente para abastecer, mensalmente, uma cidade de 568 mil habitantes. Melaço, mel, óleo, vinhaça e levedura são alguns dos subprodutos que a Usina Coruripe coloca no mercado a cada ano. 

Reconhecida pelo Guia Exame de Sustentabilidade 2018 como a empresa mais sustentável no segmento do agronegócio, a Usina Coruripe é um exemplo de como desenvolvimento e conservação ambiental podem caminhar de mãos dadas. Ao longo dos anos, seus donos investiram na construção de barragens e no reflorestamento das margens do Rio Coruripe, para que sua água pudesse irrigar 80% dos canaviais da empresa na região. De acordo com o presidente da companhia, Mário Luiz Lorencatto, a preocupação com a sustentabilidade está no DNA da usina e de suas unidades. Entre as iniciativas de preservação do meio ambiente da empresa – que responde por cerca de 17 mil hectares de reservas ambientais – está o Projeto Bicudo, de reintrodução da espécie de pássaro Sporophila maximiliani – popularmente conhecido como bicudo – na Reserva Particular de Patrimônio Natural Porto Cajueiro, localizada no norte de Minas Gerais. Devido à caça ilegal da espécie, desde 1970 não há registro de ocorrência do pássaro no estado. Depois de anos de estudo, em novembro de 2018, o Projeto Bicudo inseriu quatro casais do pássaro na reserva, no município de Januária.

Empregadora de cerca de 9,4 mil trabalhadores, em julho de 2018, a Usina Coruripe conquistou o primeiro lugar na categoria “Segurança do Trabalho” pelo 9º Prêmio Visão Agro Centro-Sul, e figurou entre as 60 Melhores Empresas em Cidadania Corporativa 2018, da revista Gestão e RH. Também integrou a lista das melhores empresas para se trabalhar da revista Você S/A. Ainda em 2018, a Usina Coruripe recebeu o título de campeã em sustentabilidade do Globo Rural, e foi considerada, pelo anuário 360º da Época Negócios, a melhor empresa nos setores “Agronegócio” e “Visão de Futuro”. No Prêmio MasterCana de 2018, a empresa recebeu o primeiro lugar em três categorias: “Controle e Preservação Ambiental”, “Saúde e Segurança do Trabalho” e “Melhor Executivo”. Em março de 2019, a unidade de Alagoas recebeu também o Bonsucro, um dos mais importantes certificados do setor sucroenergético, que atesta que a empresa adota as melhores práticas de responsabilidade ambiental e respeita os direitos humanos.

Exemplos de responsabilidade social, todas as unidades da Usina Coruripe são certificadas como “Empresa Amiga da Criança” pela Fundação Abrinq, pois mantêm creches e escolas nos municípios onde atuam. Em Minas Gerais, por exemplo, a empresa se destaca pelo projeto Florescer, que oferece educação e cultura para centenas de crianças e jovens da cidade de Campo Florido. Já em Alagoas, atua por meio programa “Basquete Cidadão”, uma parceria com a Federação de Basketball do estado, usando a prática do esporte para promover a inserção social de mais de 300 crianças.

Entre tantas condecorações e certificados, em 2019 a Usina Coruripe conquista mais um reconhecimento: indicada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas, a usina recebe a menção honrosa do Sistema Confea/Crea, pelas contribuições no desenvolvimento econômico do estado e pela melhoria na qualidade de vida da sociedade alagoana.