Posse de conselheiros federais marca sessão plenária nº 1478

Brasília, 29 de novembro de 2018.

Com 131 processos na pauta ordinária e 36 em extrapauta, foi aberta a sessão plenária nº 1478, na manhã da quarta-feira (28), na sede do Confea, em Brasília.

"Sessão plenária nº 1478"

Comandados pelo presidente, eng. civil Joel Krüger, os trabalhos tiveram como destaque a homologação do acordo coletivo que depois de anos foi assinado entre a direção e os funcionários do Confea e a posse dos conselheiros que renovam o plenário com mandatos que se iniciam em 1º de janeiro de 2019.

Dando as boas-vindas a todos, Krüger abriu espaço para a manifestação dos empossados.

"Titulares e suplentes acompanhados do presidente Krüger"

Novos conselheiros projetam atuação participativa e dinâmica
Empossados na manhã de quarta-feira (28), durante a sessão plenária 1478, do Confea, os novos conselheiros federais falaram sobre as expectativas que cercam suas atuações no mandato que se inicia em 1º de janeiro de 2019 e termina em 31 de dezembro de 2021. Em comum, eles têm ainda o fato de ocupar uma cadeira no Conselho Federal pela primeira vez.

 

ÁLBUM DE FOTOS

 

Palavras-chave
Para Carlos de Laet Simões Oliveira, titular e Virgínio Augusto do Nascimento, suplente, eleitos para representar os profissionais da área Industrial do Espírito Santo, o “mobilização e “participação” são palavras-chave para uma atuação pró-ativa.

Protagonismo político
“Em que posso ajudar?”, chega perguntando Carlos de Laet, que defende a “mobilização das lideranças da área tecnológica  visando a um trabalho junto ao Congresso Nacional para alterar a Lei 5.194, de 1966”, que regulamenta as profissões reunidas pelo Sistema Confea/Crea. “Diálogo, apoio e um protagonismo político de alto nível são ações e metas a serem alcançados”. Virgínio, por sua vez, diz que "a participação de todos deve contribuir visando à integração das áreas profissionais”.

"Carlos de Laet e Virgínio do Nascimento. Posse acompanhada por Lúcia Vilarinho, presidente do Crea-ES"

Fortalecimento
De Goiás, os engenheiros agrônomos Annibal Margon e José Augusto de Toledo Filho se somam ao plenário.

“Fazer o possível e o impossível para aperfeiçoar as Resoluções” é a proposta que deve nortear a atuação de Margon, eleito titular. Já seu suplente, Toledo Filho, propõe defender o compromisso de “fortalecer as entidades de classe”.

"Annibal Margon e José Augusto de Toledo Filho. O presidente do Crea-GO, Francisco Almeida, acompanhou a posse"

Harmonia e integração
Eleitos pelos profissionais pernambucanos, o geólogo Waldir Duarte Costa Filho e o engenheiro mecânico Ernando Alves de Carvalho Filho pretendem trabalhar para harmonizar e dinamizar a atuação dos profissionais por meio da integração dos que atuam no interior e nas capitais.

"Waldir Duarte Costa Filho e Ernando Alves de Carvalho Filho. Posse acompanhada por Fernando Lapenda, vice-presidente do Crea-PE"

Federalização e modernidade
Além de xarás, Carlos Eduardo de Vilhena Paiva e Carlos Eduardo de Souza, ligados ao Crea de São Paulo e representando os engenheiros civis, pretendem defender e conseguir a federalização do plenário do Confea – atualmente com 18 integrantes. Vilhena, eleito titular, levanta a hipótese do desmembramento, para outros conselhos, dos profissionais hoje reunidos pelo Sistema Confea/Crea. Aprendizado, adaptação e a defesa de uma gestão mais moderna e dinâmica devem ser as marcas da atuação de Souza.

"Carlos Eduardo de Vilhena Paiva e Carlos Eduardo de Souza, posse prestigiada por Gumercindo Ferreira da Silva, conselheiro representante do Crea-SP"

Aproximação e engajamento
Luiz Antônio Corrêa Luchesi, titular e Adriel Ferreira, suplente, foram eleitos para representar as instituições de ensino da área de Agronomia.

“Aproximar os sistemas profissional e educacional” é a meta principal de Luchesi, para quem “esse engajamento é fundamental".

Adriel, por sua vez, comunga e reforça a defesa feita por Luchesi quanto à necessidade da “aproximação dos setores educacional e profissional aliados com as necessidades de mercado”.

"Luiz Antônio Corrêa Luchesi e Adriel Ferreira Fonseca. Daniel Salati, o mais antigo do plenário, prestigou a posse"

Plenária 1479
Os conselheiros Modesto Ferreira dos Santos e Railton da Costa Salústio, titular e suplente, respectivamente, eleitos pelo Rio Grande do Norte como representantes da modalidade Elétrica, tomaram posse na sessão plenária nº 1479, realizada na quinta-feira (29).

"Modesto e Railton na sessão plenária nº 1479"


Consciente da “necessidade e responsabilidade em pautar não só os assuntos inerentes ao exercício profissional das diversas modalidades, como também inserir na agenda do Sistema temas como a defesa de direitos trabalhistas sociais”, Modesto Ferreira garantiu ainda que irá “debater e denunciar o desemprego”, como forma de defender a engenharia nacional. “É com este sentimento que retorno a este plenário e trago comigo um grande amigo, meu suplente Railton Costa", afirmou Modesto comemorando sua volta ao plenário federal.

Com esse mesmo objetivo, o presidente do Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Norte (Senge-RN), Railton da Costa Salústio, buscará incentivar uma “aproximação maior”, entre o Confea e a Federação Nacional dos Engenheiros (FNE). “Espero lutar pelo salário mínimo profissional e pela minimização dos prejuízos com a queda de arrecadação proveniente do fim da obrigatoriedade do imposto sindical, assim como pela defesa da carreira de Estado para a Engenharia”.

 

Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea

Fotos: Marck Castro/Confea