Brasília, 24 de junho de 2024
Estruturas metálicas, extintores de incêndio e QR Code no modelo de placa padrão automático junto com a Anotação de Responsabilidade Técnica foram os temas das três notas técnicas objetos de propostas aprovadas na última reunião da Coordenadoria Nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Industrial (CCEEI), realizada de 19 a 21 de junho. “Qualquer um está fazendo estrutura metálica, tem que ter um critério, está caindo na sua cabeça. Que tipo de solda está se empregando, que tratamento térmico está sendo feito, que pintura está sendo adequado?”, afirmou o coordenador do grupo eng. mec. e seg. trab. José de Ribamar Martins de Xerez.
“O extintor de incêndio é uma bomba. A manutenção incorreta dos extintores de incêndio pode ceifar vidas. Estamos embasando a Ceep (Comissão de Ética de Exercício Profissional) juridicamente para que possa dar entrada no Ministério Público com o assunto, já que diversas decisões judiciais consideram que essa atividade não é de natureza engenheira e, portanto, não se submete à fiscalização do Sistema Confea/Crea”, complementou Xerez, sobre a outra proposta. “O extintor de incêndio é, fisicamente, um vaso de pressão, ou seja, é um recipiente projetado para resistir com segurança a pressões internas diferentes da pressão atmosférica. Falhas neste recipiente ou em suas válvulas podem levar a acidentes catastróficos e por vezes fatais. Além disso, uma manutenção mal feita pode deixar o extintor com falhas ocultas que podem impedir que cumpra sua função em extinguir incêndios. Para cargo de exemplificação de severidade no descaso em atividades com extintores de incêndio portátil, tomamos um extintor portátil de 6 Kg de Dióxido de Carbono a uma pressão de 12,4 Mpa, situada no interior de um estabelecimento. Essa condição de armazenamento do extintor elucidado equivale a uma carga de explosividade de cerca de 0,5 Kg de TNT. Isso corrobora dizer que, pelo método do TNT Equivalente, caso haja uma explosão no cilindro de extintor portátil de 6 Kg, uma área de cerca de 4,5 metros de raio é comprometida com provável demolição total de todas as estruturas e 99% de probabilidade de fatalidades devido a efeitos diretos da explosão”, versa a Nota Técnica aprovada e encaminhada à Comissão de Ética e Exercício Profissional do Confea.
Outro tema que recaiu sobre a reunião foi o Maio Amarelo, campanha de conscientização sobre segurança no trânsito. A proposta dos engenheiros mecânicos e industriais é promover um simpósio sobre a temática durante a Semana Oficial da Engenharia e Agronomia - Soea, em outubro, para em maio do ano que vem resgatar a atuação do Sistema Confea/Crea na data. “Pensamos em inserir na Soea, para não deixar só para o ano que vem. Estamos preocupados com a construção das vias, com a quantidades de sinal, com a estrutura de Engenharia. Queremos aproveitar todos os participantes da Semana, inclusive os gestores públicos presentes”, ponderou o engenheiro.
A Coordenadoria Nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Industrial – CCEEI volta a se reunir em Aracaju (SE), de 27 a 29 de novembro.
Beatriz Leal
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Aldemir Pereira