Cden inicia reunião extraordinária em Brasília

Brasília, segunda-feira, 13 de setembro de 2004.

A assinatura do protocolo de intenções entre o Confea e a OEA (Ordem dos Engenheiros de Angola), marcou o início, na tarde de hoje , da reunião extraordinária do Cden (Colégio de Entidades Nacionais) que trouxe à Brasília 23 representantes das 29 entidades que compõem o colegiado.

Destinado a propiciar troca de informações e, principalmente, igualdade e reciprocidade de condições de trabalho no trânsito de profissionais entre os dois países, o presidente do Confea, eng. Wilson Lang e o bastonário da OEA José Domingos Dias assinaram o documento depois que Lang apresentou a Dias, nominalmente, cada um dos presentes destacando que "ali estava boa parte da inteligência científica e técnica do país".

Para o bastonário, a base do protocolo "é a harmonia que marca as relações dos países que compõem a CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa). Nossos profissionais buscarão conhecimentos no Brasil para serem aplicados em Angola e isso vai melhorar a qualidade de vida dos angolanos".

Lang aproveitou a oportunidade e entregou a Dias, a pedido do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, uma carta que por sua vez será entregue ao ministro da Indústria de Angola, Joaquim David, falando da instalação de telecentros, uma iniciativa que o Brasil pretende desenvolver com Angola.

Acompanhado de Augusto Paulino, eng. de minas e diretor da OEA, Domingos Dias retorna para Angola nesta terça-feira.

Pauta - A inversão da ordem de trabalhos estabelecida na pauta, fez com que as discussões da tarde de hoje girassem em torno da realização do I Fórum da Mulher que acontece durante a 61a. SOEAA, em dezembro, em São Luiz, e da indicação das entidades que comporão a comitiva que irá a Xangai, na China, onde de 2 a 6 de novembro próximo acontece a 2a. Conferência Mundial de Engenheiros (WEC 2004).

Sobre o Fórum, Lang e a enga Deodete Packer, consultora da presidência e coordenadora do I Fórum da Mulher, explicaram aos representantes do Cden a razão principal que alimenta a realização do evento voltado para a garimpagem e registro de casos de sucesso: estimular a participação feminina nas profissões da área tecnológica, tendo em vista que a presença da mulher nas faculdades é cada vez maior, no entanto, registra-se menor interesse pelas chamadas ciências exatas.

Para participar da WEC 2004, os integrantes do Cden indicaram as seguintes entidades: Faemi (Federação das Associações de Engenheiros de Minas do Brasil; Confaeab (Confederação das Federações de Engenheiros Agrônomos do Brasil); FAEP (Federação das Associações dos Engenheiros de Pesca do Brasil); Febrageo (Federação Brasileira de Geólogos); SBEF (Sociedade Brasileira de Engenheiros Florestais) e Sbmet (Sociedade Brasileira de Meteorologia).

As entidades têm ainda cinco dias para indicar os nomes de seus representantes.

A reunião do Cden prossegue nesta terça-feira, a partir das 9h.

Maria Helena de Carvalho - Da equipe da ACOM