Andrea Sell Dyminski

Ensino, Pesquisa e Extensão foram as áreas de atuação de Andrea Sell Dyminski, nascida em Curitiba, em 4 de fevereiro de 1970. Líder nata, uma professora apaixonada, competente e entusiasta da Engenharia. As homenagens prestadas por diversas turmas de formandos revelam a influência que exerceu sobre seus alunos. 

Decidida, sabia bem o que queria. Aos 16 anos, passou em segundo lugar no curso de Engenharia Civil na Universidade Federal do Paraná (UFPR)  e em sexto lugar entre todos os candidatos do vestibular daquele ano.

A ligação com a universidade já nasceu forte. Durante o curso, ocupou a presidência do diretório acadêmico – fato inédito para uma mulher naquela graduação. Com os diplomas de Mestre e Doutora, voltou para Curitiba e foi lecionar na UFPR. Cativou cada um dos alunos. Incentivou-os muito nas horas que pensavam em desistir da universidade. Não havia em seu dicionário a palavra “desistência”.

O sorriso constante era seu cartão de visita. Casada com Eduardo Parente Ribeiro, que atualmente é professor da UFPR, Andrea, mãe de duas filhas, descobriu o câncer de mama aos 34 anos. Depois de um tempo em tratamento, voltou ao trabalho e aceitou o convite para fazer o pós-doutorado no Canadá. 

Com Andrea era assim: muitas viagens, brincadeiras e grande aprendizagem, marcas de uma trajetória curta, porém vibrante, de uma pessoa apaixonada pela vida. 

Andrea faleceu em 24 de novembro de 2014, aos 44 anos.

Por Maria Helena de Carvalho

Equipe de Comunicação do Confea