Ilha Contecc: Painel traz soluções consorciadas para municípos na gestão de resíduos sólidos

Goiânia, 5 de outubro de 2022.

Na tarde desta quarta-feira (5/10), na Ilha Contecc, os profissionais participantes da 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) assistiram ao painel sobre soluções consorciadas na gestão de resíduos sólidos, apresentada pela eng. amb. Patrícia Aparecida Soares Mendes, gerente do Departamento de Saneamento da Codanorte. O debate teve como moderador o eng. eletric. Genilson Pavão, conselheiro federal.

Ilha Contecc: eng. amb. Patrícia Aparecida Soares Mendes durante sua apresentação

Na apresentação, a engenheira ressaltou a importância da participação da população nas ações que são criadas pelo consórcio e divulgado em escolas, cooperativas e eventos. “Cada município tem sua peculiaridade, mas todos têm a sua importância na participação do consórcio, seja na divulgação ou implementação. A parte mais difícil do programa é a aderência por parte da população, e se hoje temos sucesso nas ações é devido às ações junto a crianças em escolas.”

Os consórcios intermunicipais multifinalitários têm como objetivo promover a eficiência dos serviços públicos, oferecendo soluções eficazes para a Gestão Municipal e a viabilização do desenvolvimento sustentável regional, além da divisão dos custos para implementação e manutenção dos aterros sanitários. “A maioria dos municípios, principalmente os menores, não conseguem cumprir o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, seja por dificuldade em contratação ou por recursos. Com a contratação do consócio, os custos são divididos de acordo com a quantidade de resíduo, facilitando o desenvolvimento sustentável e cumprindo o PNRS”, ponderou Patrícia.

Reportagem: Daniel Lobato (Crea-AC)
Edição: Beatriz Craveiro (Confea) Revisão: Lidiane Barbosa (Confea)
Equipe de Comunicação da 77ª Soea