Giro pelas inspetorias goianas

18 de abril de 2011

Itumbiara
No dia 3 de março, foi realizada reunião com os membros do Conselho Consultivo da Inspetoria do Crea-GO de Itumbiara, onde foi divulgada a informação de que empreendimentos de pequeno e médio grau de poluição deverão ser licenciados na Agência Municipal do Meio Ambiente de Itumbiara (AMMAI). Os participantes da reunião sugeriram ainda que a entidade viabilize, juntamente com a prefeitura da cidade, a instalação de lixeiras nos locais de concentração pública. E, sugeriram também que a Inspetoria envie um oficio para AMMAI enfatizando a importância de tais lixeiras para o município.

E no último dia 6 de abril, nova reunião foi realizada para discutir sobre as exigências feitas pela Caixa Econômica Federal para a aprovação das ARTs (Anotações de Responsabilidade Técnica). O banco não está aceitando a ART de levantamento das obras concluídas, induzindo os profissionais a registrarem a ART de projeto e execução da obra. Diante da situação, ficou acordado na reunião que a Inspetoria irá solicitar, por meio de ofício, uma audiência com a gerência e equipe de engenharia da Caixa Econômica Federal local para sanar as dúvidas dos profissionais.

Jataí
Os membros do Conselho Consultivo da Inspetoria do Crea-GO de Jataí se reuniram no dia 5 de abril.  Durante a reunião houve protesto sobre a demora excessiva e injustificável do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), em aprovar os processos de georreferenciamento, ou seja, os processos de certificação do imóvel rural. Segundo eles, existe a necessidade de averiguar junto ao órgão, os prazos de analise desses processos, já que existem processos que estão em analise há mais de seis anos. A reunião ordinária promovida pelo Conselho Diretor da Universidade Federal de Goiás, do Campus Jataí, realizada no dia 30 de março, também foi discutida. O principal objetivo da reunião foi para decidir a implantação de um novo curso na Universidade, por meio do programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Para o Campus de Jataí estavam na disputa os cursos de Engenharia Civil e de Química. Apesar do curso de Engenharia Civil ser a preferência da sociedade jataiense, a instituição de ensino optou pelo curso de bacharelado em Química. Ainda na reunião foi discutida a importância de criar uma comissão formada por profissionais da área da construção Civil, em parceria com a prefeitura local, para que juntos possam alterar o Código de Edificações do Município, já que algumas das exigências impostas pelo Código são consideradas desnecessárias, enquanto que outras áreas não são abrangidas.

Valparaíso
Também no dia 5 de abril, inspetores e membros do Conselho Consultivo da Inspetoria do Crea-GO de Valparaíso reuniram-se para discutir a importância da integração com o governo local para a atuação dos profissionais ligados ao Sistema Confea/Crea. O Conselho considera importante estabelecer uma melhor relação entre o governo e os profissionais da área tecnológica para esclarecer as atribuições da classe e suas necessidades. Ao final da reunião, os inspetores sugeriram a solicitação de um fiscal fixo na Inspetoria, para atuar na cidade, já que a Autarquia goiana realizou recentemente novo concurso público.