Fernando Antonio Gonçalves Alcoforado

Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 1966; Especialista em Engenharia Econômica e Administração Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1971; Doutor em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona, em 2003


Nascimento: Salvador, Bahia, 14 de dezembro de 1939
Indicação: Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA)

 

Perfil

Melhor aluno de Matemática da turma, Fernando Alcoforado sabia desde a adolescência que seria engenheiro. Talvez não soubesse, ainda, que, além disso, seria gestor, professor, pesquisador e autor de 13 livros. Suas obras abrangem desde Engenharia até gestão, economia, meio ambiente, geopolítica, desenvolvimento social etc. Curioso, Fernando nunca parou de aprender, seja obtendo títulos formais, seja pela busca incessante em se atualizar - “inclusive em Filosofia!”, destaca.

“Quando concluí minha formação em Engenharia, meu foco era buscar a melhor técnica. Mas, aos poucos, percebi que não bastava apenas ser a melhor técnica. Um projeto também tem que ter o maior benefício econômico possível”.

Foi na década de 1970, quando coordenou o planejamento estratégico do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento do Governo do Estado da Bahia, que Fernando passou a se especializar em atrelar a Engenharia a outras áreas do conhecimento. Provas de como ampliou seus horizontes para além da graduação são seus títulos de aperfeiçoamento em operação econômica de sistemas de energia, projeção de tecnologia, orçamento base zero, planejamento estratégico e controle da qualidade total.

Pioneiro no setor de energias renováveis de seu estado, Fernando se orgulha dos mais de 50 anos de atividade (30 deles também na docência) nas áreas de Engenharia e de Administração. Planejou e implantou o primeiro sistema de captação de energia solar fotovoltaica da zona rural da Bahia e, como subsecretário de Energia da Bahia (1988-1991), elaborou, coordenou e implantou o primeiro plano de energia do estado e fundou a Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás). 

Outro motivo de orgulho para Fernando é o Plano Diretor da Central de Tratamento de Efluentes Líquidos do Polo Petroquímico do Município de Camaçari, que, ainda em 1975, foi uma de suas primeiras experiências como gestor de projetos. “Esse Plano Diretor foi muito importante para o meio ambiente da região”, salienta.
Atuante em entidades como a Academia Baiana de Educação e o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, Fernando foi conselheiro do Crea-BA e chegou a ser presidente do Clube de Engenharia do estado. Não é à toa que recebeu o título de Personalidade de Importância Comunitária, conferido pelo Círculo de Estudos, Pensamento e Ação (Cepa), organização que, desde 1951, trabalha na promoção da cultura na Bahia.

 

Trajetória Profissional
Coordenador do Estudo do Mercado de Energia Elétrica da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (1966-1968); Engenheiro Consultor da Eletrowatt (1969-1970); Integrou a Eletroprojetos (1969-1971) no projeto da Ponte Rio-Niterói e de hidrelétricas, subestações e linhas de transmissão; Assessor da Light (1971-1975); Coordenador e autor do Plano Diretor da Central de Tratamento de Efluentes Líquidos do Polo Petroquímico de Camaçari (1975); Coordenador de Planejamento Estratégico do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento do Estado da Bahia – Ceped (1976-1978); Engenheiro de planejamento do sistema da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia – Coelba (1979-1982); Secretário do Planejamento de Salvador (1986-1987); Vice-presidente da Associação Brasileira das Entidades Municipais de Planejamento e Desenvolvimento Urbano - Abemurb (1986); Coordenador do Programa de Agroenergia da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira – Ceplac (1987); Coordenador do Programa Nacional do Dendê – Pronaden (1991); Conselheiro e Diretor do Crea-BA (1988-1992); Conselheiro do Conselho de Desenvolvimento Industrial - CDI (1988-1991); Conselheiro do Conselho de Proteção Ambiental - Cepram (1988-1991); Subsecretário de Energia do Estado da Bahia (1988-1991); Diretor de Relações Internacionais da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Gás Canalizado - Abegás (1990-1991); Presidente do Clube de Engenharia da Bahia (1990-1991); Consultor em energia renovável da Winrock International (1996); Presidente do Instituto Rômulo Almeida de Altos Estudos – Irae (1999-2000); Diretor da Faculdade de Administração das Faculdades Integradas Olga Mettig de Salvador (2003-2005); Consultor da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - Unesco (2013); Exerceu, a partir de 1979, atividade docente em diversas instituições de Engenharia e de Administração - como o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro – Coppe/UFRJ, a Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia – UFBA e a Fundação Getúlio Vargas – FGV;  É membro da Academia Brasileira Rotária de Letras - Abrol e da Academia Baiana de Educação; Sócio do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia – IGHB; Possui o título de Personalidade de Importância Comunitária, concedido pelo Centro de Estudos, Pensamento e Ação (Cepa); Autor de 13 livros, entre os quais “Globalização” (1997),  “As Grandes revoluções científicas, econômicas e sociais que mudaram o mundo” (2016) e “A Invenção de um novo Brasil” (2017).