Engenharia Industrial quer resposta do Denatran sobre Inspeção Veicular

Brasília, quarta-feira, 26 de março de 2003.

A Câmara Especializada de Engenharia
"ara de Industrial quer conhecer proposta do novo governo
para inspeção veicular - Dalmi Rodrigues"
Industrial encontra nesta quinta-feira (27/03), às 16h, o novo diretor do Denatran, Ailton Brasiliense Pires, para cobrar uma resposta para a regulamentação da inspeção veicular. O novo coordenador da Câmara, eng. mecânico Elmar Pessoa Silva, disse ontem que a categoria quer garantir um serviço que contemple melhor a sociedade.

Em alguns estados, como Rio Grande do Sul e Paraná, o Confea e os Creas entraram com ações na Justiça para impedir a concorrência desleal. É que os Dentrans, com orientação do Denatran, estavam credenciando empresas para realizar a inspeção veicular, aceitando apenas aquelas com mais de 60 mil inspeções realizadas no curriculum.

"Essa exigência praticamente retira das empresas nacionais a possibilidade de credenciamento, explica o coordenador da Câmara. Em Alagoas, a exigência era de 40 mil inspeções realizadas, depois reduzida para 20 mil, que ainda é um número muito alto".

Além dessa exigência, a Câmara quer que o Denatran considere o pedido da categoria de exigir a presença, nas empresas que se qualificarem para a inspeção, de um profissional da área.

Os engenheiros Ivo Hoffmann, Crea/RS, Lucas Mora, Crea/SP, e o conselheiro federal Nelo Pizani, Crea/SP, foram escolhidos pela Câmara de Engenharia Industrial para expor ao diretor do Denatran, Ailton Brasiliense Pires os argumentos da categoria.

Histórico

Em 15 de março do ano passado o Confea, representando pelo vice-presidente, eng. Agrônomo Jaceguay Barros, e pela Câmara Especializada de Engenharia Industrial, foi recebido pelo então diretor do Dentran, o arquiteto Jorge Guilherme Francisconi. Na oportunidade, o Confea protocolou a entrega de documento sugerindo normas para a inspeção veicular, em resposta à consulta pública que o Denatran fazia sobre o assunto. Até hoje o Confea não recebeu resposta sobre as sugestões apresentadas.

A Inspeção Veicular é determinação do Código Nacional de Trânsito e essencial, segundo o eng. mecânico e de segurança, Lucas Mora, Crea/SP, para reduzir o número de acidentes de trânsito, e a poluição atmosférica. Segundo ele, é difícil estimar a redução de acidentes, mas os programas europeus similares atribuem à inspeção uma diminuição de 10 a 15% dos acidentes.

A proposta do Confea para a atividade garante ainda a presença do profissional da área. Isto assegura ao consumidor, por exemplo, indenização civil e responsabilidade criminal para os casos de acidentes ocorridos por falha técnica em veículos aprovados pela Inspeção Veicular.

Christina Velho - Jornalista convidada