Crea-RO vistoria galpão de estrutura metálica que desabou em Ji-Paraná

Porto Velho, 26 de outubro de 2020.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (Crea-RO) realizou vistoria no galpão de estrutura metálica que desabou por conta da ventania no dia 18 de outubro,  localizado nas proximidades da Avenida Teresina no município de Ji-Paraná.

De acordo com o proprietário, o galpão foi construído em 2003. “Na época foi contratado um profissional para projetar e executar a construção da obra. A única manutenção que fazia no galpão era a limpeza das calhas”, afirmou o dono do imóvel.

Restos de obra

A vistoria foi realizada pelo engenheiro civil Wesly Silva, inspetor representante do Crea-RO no município de Ji-Paraná e pelo gerente de fiscalização do conselho Engenheiro Siguimar Francisco da Cruz. “Observa-se que o galpão possui mais de 17 anos, sem nenhuma inspeção e manutenção para correção das patologias existente na estrutura. Em pesquisa no sistema operacional do Crea-RO, foi constatado que o galpão foi registrado em 11 de agosto de 2003”, declarou Cruz.

Segundo o inspetor Silva, quando um aço é afetado pela corrosão, a área atingida perde as propriedades essenciais, tais como ductilidade, elasticidade e resistência mecânica. As anomalias em estruturas são resultantes de falhas de projetos, erros na fabricação e montagem das estruturas, causadas por negligência ou inexistência de controle de qualidade, bem como na ausência de manutenção e inspeção para permanecer a estrutura em equilíbrio.

O presidente do Crea-RO, Engenheiro Florestal Carlos Antônio Xavier, destaca a importância da criação da Lei de Inspeção Predial nos municípios do estado a exemplo da Lei Complementar Nº 764/2019, criada recentemente em Porto Velho com a persistência do Crea-RO e entidades parceiras. A determinação recomenda a realização periódica de inspeção em edificações e cria o Laudo de Inspeção Predial (LIP).

 

O presidente alerta ainda sobre a importância da contratação do profissional de engenharia na elaboração de projetos, fabricação de estrutura e acompanhamento da execução de obras dentro das normas técnicas, pois a função do engenheiro é transformar seu sonho em realidade, proporcionando um serviço de qualidade, econômico e principalmente seguro.

Assessoria de Comunicação do Crea-RO