Coordenador da Cais destaca expectativas para o mandato

Brasília, 29 de fevereiro de 2024.

Um ano de muita integração e resolutividade. Assim, o coordenador da Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais), eng. Cândido Carnaúba, define as expectativas após o Encontro de Líderes Representantes do Sistema, na semana passada, e a plenária desta quarta-feira (28/2). A Comissão é constituída ainda pelos conselheiros federais Célio de Oliveira (coordenador adjunto), Evânio Nicoleit e Francisco Lira, tendo a assessoria da engenheira Wanessa Borges. “É um time muito bom, incluindo o conselheiro Flávio (Fernandes, Crea-GO) que está na ativa em lugar do conselheiro Célio e também tem muita experiência com o Sistema”, comenta o conselheiro federal.
 

Coordenador da Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais), eng. Cânddo Carnaúba
Coordenador da Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais), eng. Cândido Carnaúba


“Lira deixou todos os processos do ano passado zerados, o que contribui muito para as metas deste ano. A grande expectativa desse ano é a unidade do plenário, em torno do presidente Vinicius Marchese. Nós tivemos no dia de ontem uma plenária muito tranquila. Acreditamos que hoje vá ser do mesmo jeito. Temos novos conselheiros também já bastante articulados e integrados às necessidades do Sistema, inclusive em favor dos estados que estão sem representação no plenário, como sempre acontece”, sustenta Cândido Carnaúba.


Identificar as questões que envolvam as profissões inseridas no Sistema Confea/Crea, propondo ações para a integração deste com o Estado e a sociedade globalizada, define a atuação da Cais. Entre suas competências, podemos destacar a proposição, apreciação e deliberação sobre o mérito de projeto de ato administrativo normativo referente à integração do Sistema com o Estado e a sociedade; propor estudos sobre cenários do desenvolvimento nacional para subsidiar ações estratégicas do Confea e ainda posicionar-se e manifestar-se sobre políticas públicas que envolvam o exercício das profissões inseridas no Sistema e analisar e deliberar sobre proposta de parceria destinada a promover o aperfeiçoamento técnico e cultural dos profissionais.

Com a renovação de comissões temáticas (CTs de Meio Ambiente e Congresso Técnico Científico da Engenharia, Agronomia e Geociências – Contecc) e de grupos técnicos de trabalho operacional (GTTOs de acompanhamento dos acordos de cooperação técnica entre o Confea e o Ministério Público do Trabalho e entre o Confea e o Ibama); a Cais também promoveu a indicação de membro para o Subcomitê de Integração na Política Agrícola do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), representação do Confea na Comissão de Obras Industriais e Corporativas (Coic) e na Comissão de Indústria Imobiliária (CII), ambas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), além da representação no Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade). Veja detalhes nesta matéria.
 

“Para hoje ou para a amanhã, temos a homologação da coordenação e do calendário do Colégio de Presidentes, definidos na primeira reunião, do Encontro de Líderes e ainda a recriação de duas comissões temáticas, a de Crédito Rural (CTCR) e a de Recursos Hídricos e Minerais (CTRHM)”, informa o coordenador da Cais. 

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea
Foto: Marck Castro/Confea