Contribuição da área tecnológica para o desenvolvimento capixaba é tema de reunião entre Crea e Governo do Estado

Vitória, 26 de abril de 2011.

Na tarde desta terça-feira (26/4), o governador do Espírito Santo e Eng. Florestal Renato Casagrande recebeu o presidente do Crea-ES, Eng. Civil e Seg. Trab. Luis Fiorotti, para uma reunião institucional no Palácio Anchieta. O objetivo é estreitar a parceria em ações que tenham relação com a área tecnológica.

Entre os pontos de pauta da reunião, o Programa de Engenharia e Arquitetura Social que em parceria com prefeituras e instituições de ensino visa a oferecer serviços de projeto, orçamento e acompanhamento técnico na execução de reforma, ampliação ou construção de moradia nova para famílias com renda de até três salários mínimos.

Outra iniciativa do Crea-ES apresentada ao governador é o de elaboração de laudos técnicos e mapeamento de riscos para áreas em estado de calamidade pública. “O laudo técnico e o mapeamento de risco são instrumentos importantes para as prefeituras utilizarem no momento da captação de recursos a serem utilizados na contratação de empresas, profissionais e projetos da área tecnológica. Esta ação agiliza a solução em áreas atingidas por fortes chuvas ou outro desastre natural. Trata-se de uma ação conjunta entre o Crea-ES, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Governo do Estado entre outras instituições”, esclareceu o presidente Fiorotti.

Outros assuntos importantes relacionados à valorização profissional e geração de oportunidades para as empresas da área tecnológica também foram abordados pelos demais participantes da reunião.

O Eng. Civil José Maria Cola dos Santos, presidente da Sociedade Espírito-Santense de Engenheiros (SEE) relembrou a participação efetiva da entidade em ações desenvolvidas pelo Estado, em Governos anteriores. Ele pontuou também o papel da SEE na criação da Escola Politécnica de Engenharia, atual Centro Tecnológico da Ufes; da Escola Técnica Federal, atual Ifes; e de entidades de classe como Senge-ES e o próprio Crea-ES. Ao final de sua fala, o presidente da SEE entregou um exemplar da Revista da SEE que conta a trajetória de 60 anos da entidade, comemorado em 2010.

Já o presidente da Associação de Engenheiros Florestais do Espírito Santo (Aefes), Eng. Florestal Eugênio José Agrizzi, comentou sobre o importante papel desempenhado pelos profissionais representados pela Aefes. Além do setor privado, são inúmeros os órgãos e instituições que contam com o empenho dos Engenheiros Florestais como o Iema e a Ufes. “O fato de o governador Renato Casagrande ser também Engenheiro Florestal muito nos honra”, concluiu o engenheiro Agrizzi.

A agricultura como setor que participa de cerca de 30% do PIB do Espírito Santo, gera 37% dos empregos e é a principal atividade para cerca de 80% dos municípios capixabas foi o ponto abordado pelo presidente da Sociedade Espíritossantense de Engenheiros Agrônomos (SEEA), Eng. Agrônomo José Adilson de Oliveira. O debate sobre o Código Florestal e a importância da assistência técnica rural foram outros dois assuntos apontados pelo presidente da SEEA.

Outro representante de entidade de classe que integra o Crea-ES e que participou da reunião com o governador Renato Casagrande foi o presidente do Sindicato dos Técnicos Industriais de Nível Médio do Estado do Espírito Santo (Sintec-ES), Téc. em Eletrônica João Carlos de Souza. O ponto central de sua fala foi o fato de os técnicos serem cada vez mais cobrados a apresentar soluções que diminuam os impactos causados pelas atividades industriais ao meio ambiente. “Temos conhecimento e podemos contribuir para o desenvolvimento sustentável do nosso estado”, disse o presidente do Sintec-ES que ainda falou da importância das ações para garantir e preservar a saúde dos trabalhadores do campo e da cidade e colocou a entidade à disposição do Governo.

Por fim, representando as instituições de ensino registradas no Crea-ES, o professor e Téc. em Mecânica Ronaldo Neves Cruz, discorreu sobre o desafio que é gerar mão de obra qualificada e necessária para atender as demandas que surgem no Espírito Santo. O professor Ronaldo é o atual diretor do Ifes campus Guarapari, que completa um ano de funcionamento. “Apesar do crescimento do Ifes, temos que pensar estratégias para ampliar ainda mais a oferta de vagas e melhorias na qualidade do ensino público”.

Ao final da reunião o governador Renato Casagrande entregou ao presidente Fiorotti um exemplar da publicação “Novos Caminhos” que detalha o Plano Estratégico 2011-2014 do Governo do Espírito Santo. O governador afirmou que a área tecnológica é uma das prioridades de seu governo e se colocou à disposição para ouvir e atuar junto ao Crea-ES e às entidades que compõem o Conselho na implementação de ações que visam o desenvolvimento do Espírito Santo e a melhoria da qualidade de vida dos capixabas.

“Aproveito ainda a oportunidade para já convidar os senhores para a solenidade de assinatura da ordem de serviço para a etapa final das obras de duplicação da Avenida Fernando Ferrari. O evento será realizado neste sábado, dia 30, às 8h30, ao lado da Caixa Econômica. Enviaremos convites também para a solenidade marcada para a próxima terça-feira, dia 3, em que anunciaremos o investimento de R$ 1 bilhão em saneamento ambiental nos próximos quatro anos”, concluiu o governador.

Equipe de Comunicação do Crea-ES