Confea promove live em homenagem ao Dia da Mulher

Brasília, 8 de março de 2021.

live_geral.jpeg

Na tarde de segunda-feira (8), o Confea promoveu - pelo Youtube -  live em homenagem ao Dia da Mulher.  As integrantes do Comitê Gestor do Programa Mulher do Sistema Confea/Crea, juntamente com o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, debateram a importância da participação feminina não só no Sistema, mas na sociedade de forma geral.

“Além dos temas que tangem às mulheres do Sistema, queremos discutir temas transversais, como violência, assédio, feminicídio, pois atingem todas as mulheres, independente de serem profissionais do nosso Sistema”, esclareceu o presidente. Na ocasião, ele destacou a importância do Programa Mulher e as diversas parcerias que têm sido firmadas a fim de projetar a iniciativa, como a aproximação com a Secretaria da Mulher na Câmara dos Deputados e as iniciativas internacionais. O presidente elogiou a campanha de comunicação do Dia da Mulher  do Crea-RS, cuja presidente, Nanci Walter, também é representante do Colégio de Presidentes no Comitê Gestor. "Achei excelente a campanha de vocês, que traçou uma linha do tempo com mulheres que fazem história em suas áreas, muitas delas pioneiras”, disse Krüger. 

A gerente de Relacionamentos Institucionais do Confea e idealizadora do Programa, eng. eletric. e seg. trab. Fabyola Resende, explicou que o  Programa atende ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 da Agenda 2030 da ONU, que defende a implementação de práticas que promovam a igualdade de gênero. Fabyola comemorou uma das metas do Programa, lançado em 2019, que era o aumento de 10% da participação feminina nos plenários dos Creas. “Tivemos aumento em todas as esferas, não só nos plenários dos Regionais, mas também nas presidências de Creas e nas coordenadorias”, contabilizou. 

A gerente ainda falou das iniciativas relacionadas ao Dia da Mulher, como a campanha de comunicação “EngenheirA - Uma homenagem às mulheres na Engenharia, na Agronomia e nas Geociências”, que destaca a atuação das mulheres como profissionais, líderes, gestoras e protagonistas na construção do futuro do Brasil. Ela ainda apresentou o hotsite: https://www.programamulherconfea.com/, o qual reúne iniciativas, personalidades e temas relacionados ao Programa.

Participação feminina no Sistema

Em relação ao número de profissionais ativos no Sistema, quase 19% são mulheres, em um universo de 982.158 inscritos, ou seja, 184.881 são do sexo feminino. No que se refere à atuação classista, em 2019, apenas 12% de mulheres compunham o plenário dos 27 Creas. Com o resultado das eleições 2020, esse percentual subiu para 14%. Esse aumento da participação feminina vai ao encontro, ou até já seja reflexo do Programa Mulher lançado em 2019, que tem como objetivo fomentar a elaboração de políticas atrativas para mulheres engenheiras, agrônomas e da área das geociências dentro das diversas entidades de classe e Conselhos Regionais. No último pleito, realizado em outubro de 2020, o número de mulheres presidentes de Crea aumentou em 50%, passando de 4 para 6, representando um aumento de 22,2%. 

Com participação de diversas lideranças, inclusive pelo chat, a live teve um dos números mais expressivos de interação. Confira: 

Leia mais:
Crescimento do protagonismo feminino marca eleições do Sistema
 

Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea

Fotos: Marck Castro