Brasília, 14 de junho de 2024.
O Confea e a Universidade de Medelim firmaram convênio, nesta sexta-feira (14/6), para capacitar profissionais do Brasil. O objetivo é proporcionar atualização de conhecimentos a engenheiros, agrônomos e geocientistas, ampliando as oportunidades de intercâmbio e aprimoramento técnico-científico.
O presidente do Confea, eng. telecom. Vinicius Marchese, destacou a importância do acordo. “Com mais este convênio, reiteramos nosso compromisso em oferecer incentivos aos profissionais brasileiros. Nossa meta é ampliar as perspectivas de capacitação e possibilitar que eles conheçam outras realidades e vivências profissionais”, pontuou Marchese, ao ressaltar o potencial da cidade colombiana. “Medelim é reconhecida mundialmente por ter superado conflitos a partir de estratégias baseadas em inovação e sustentabilidade, tornando-se inclusive um local frequentemente escolhido para intercâmbio estudantil internacional”, frisou o presidente do Confea.
A potencialidade da engenharia colombiana também foi reconhecida por Wilson Levy Braga Neto, diretor do programa de pós-graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis da Universidade Nove de Julho (Uninove), localizada em São Paulo. “Medelim aplicou boas técnicas de engenharia e planejamento urbano para enfrentar a grave problemática da violência que afetou a cidade por mais de 40 anos. Eles combinaram medidas de enfrentamento da criminalidade com projetos urbanos inovadores, permitindo as pessoas acessarem parques, bibliotecas e equipamentos de mobilidade urbana. Além disso, implementaram um programa de arborização urbana que foi responsável por reduzir a temperatura da cidade em cerca de 2º C”, comentou o especialista que apoiou o Confea na construção do acordo de cooperação com a Universidade de Medelim.
Na avaliação de Levy, o convênio é um benefício direto para os registrados no Confea. “Os profissionais brasileiros vão poder aprender com professores que são referência mundial em temas de sustentabilidade, urbanismo social, resiliência e medidas de enfrentamento das mudanças climáticas. Terão a oportunidade de interagir com profissionais colombianos muito capacitados e conhecer casos exitosos de políticas públicas”, acrescentou.
A sociedade também irá se beneficiar com o recente convênio, segundo o eng. agr. Carlos Eduardo López, decano da Faculdade de Engenharia da Universidade de Medelim. “Ao realizarmos conjuntamente projetos e atividades de formação, vamos melhorar e enriquecer o exercício da profissão de engenharia nos dois países, com foco no comportamento ético dos profissionais e nas boas práticas para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, ressaltou López.
Fundada em 1950 sob o lema de Ciência e Liberdade, a Universidade de Medelim é uma instituição colombiana de ensino superior de caráter privado. Atualmente conta com mais de 7.500 estudantes de graduação em 26 programas e 3 mil estudantes em programas de pós-graduação em 38 especializações, 28 mestrados e 5 doutorados, distribuídos em sete faculdades.
Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea