Brasília, 27 de outubro de 2023.
O Parque de Exposições do Sesi, em Canela-RS, recebe, desde a última quarta-feira (25/10), profissionais, empresários e acadêmicos do setor da madeira, painéis, móveis, embalagens, biomassa, papel e celulose, silvicultores, reflorestadores, agricultores e produtores rurais interessados no plantio de florestas, no Seminário Sul Brasileiro de Silvicultura.
No evento promovido pelo Sindimadeira-RS, fabricantes de insumos, máquinas e equipamentos e representantes de órgãos governamentais também debatem o momento atual e as projeções do setor de silvicultura no Rio Grande do Sul. O Confea apoia a segunda edição do evento, por meio de locação de estande, em projeto encaminhado pela Associação Gaúcha de Engenheiros Florestais – AGEF.
Ao comentar o andamento do Seminário, já em sua segunda edição, o organizador Clóvis Rech destaca que temas como “A Floresta Plantada no Contexto do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono” e o painel “Regularidade do Plantio de florestas, Colheita e Consumo de Produtos Florestais” marcaram o primeiro dia de debates. “No segundo dia, tivemos apresentações sobre certificação de florestas plantadas; ferramentas digitais de auxílio à indústria da madeira; tendências do mercado florestal e industrial, entre outros. E hoje ainda teremos um painel e reunião técnica sobre Zoneamento Ambiental de Silvicultura e debates sobre temas importantes como Modernização da Legislação”, diz.
“O evento também se propõe a alinhar com os representantes de outros estados para que tenhamos uma política unificada para desenvolver o setor”, comentou a eng. ftal. Nádia Helena Bianchini, vice-presidente da AGEF, uma das apoiadoras do evento.
Em seu último dia, o Seminário contou com as participações de autoridades como o deputado estadual Joel Wilhelm (PP); o Secretário de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Batista Feltes; o secretário adjunto de Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul, Marcelo Cormardelli, e o secretário de desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul, Ernani Polo.
Ao destacar o potencial da região Sul para desenvolver o setor de forma efetiva no cenário econômico nacional, Clóvis Rech descreve que, na primeira edição do evento, em 2022, o Seminário gerou a expectativa do aumento de plantios florestais e de novos investimentos por meio da participação de 631 empresários, profissionais e produtores rurais nas palestras técnicas e de mais de 700 visitantes na feira de máquinas, equipamentos e insumos que contou com 40 expositores de 54 marcas.
A abertura do Seminário contou com as participações da engenheira química Patrícia Pletsch, representando o Confea; do representante do Crea-SC, eng. ftal. Reginaldo Rocha Filho; do organizador do evento, o presidente do Sindimadeira, Leonardo de Zorzi; e ainda do deputado estadual José Milton Scheffer (PP), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Silvicultura de Santa Catarina; prefeito de São Francisco de Paula (RS), Marcos André Aguzzolli (PP); presidente do Sindicato das Indústrias de Celulose, Papel, Papelão, Embalagens e Artefatos de Papel, Papelão e Cortiça do Rio Grande do Sul (Sinpasul), Rudi Christmann; superintendente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Mário Nascimento; diretor executivo da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal, Wilson Andrade; professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), eng. ftal. Jorge Farias; da representante da Emater, eng. ftal. Adelaide Kegler; representante do Banrisul, Milton Correia; presidente da Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor), Luiz Augusto Alves; eng. ftal. Luiz Augusto Alves; coordenador da Câmara Setorial das Florestas Plantadas da Secretaria da Agricultura Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul (Seapi), eng. ftal. Daniel Chies; representante da (Seapi), Jackson Brilhante; e do gerente regional de Operações do Sesi-RS, Thiago Tarasconi Gil.
Equipe de Comunicação do Confea
Com a colaboração e fotos de Alessandra Porto (Setor de Patrocínio e Promoção - Sepat)