Confea apoia o Seminário Sul Brasileiro de Silvicultura

Parque de Exposições do Sesi-RS em Canela recebe os participantes do Seminário Sul Brasileiro de Silvicultura, evento apoiado pelo Confea que discute as principais demandas da área
Parque de Exposições do Sesi-RS em Canela recebe os participantes do Seminário Sul Brasileiro de Silvicultura, evento apoiado pelo Confea que discute as principais demandas da área

Brasília, 27 de outubro de 2023.

O Parque de Exposições do Sesi, em Canela-RS, recebe, desde a última quarta-feira (25/10), profissionais, empresários e acadêmicos do setor da madeira, painéis, móveis, embalagens, biomassa, papel e celulose, silvicultores, reflorestadores, agricultores e produtores rurais interessados no plantio de florestas, no Seminário Sul Brasileiro de Silvicultura. 
 

Organizador do Seminário ao lado de lideranças políticas do Rio Grande do Sul
Organizador do Seminário, Clóvis Rech, entre lideranças políticas do Rio Grande do Sul

No evento promovido pelo Sindimadeira-RS, fabricantes de insumos, máquinas e equipamentos e representantes de órgãos governamentais também debatem o momento atual e as projeções do setor de silvicultura no Rio Grande do Sul. O Confea apoia a segunda edição do evento, por meio de locação de estande, em projeto encaminhado pela Associação Gaúcha de Engenheiros Florestais – AGEF.
 

Representante do Confea na abertura do evento, eng. quim. Patrícia Pletsch
Representante do Confea na abertura do evento, eng. quim. Patrícia Pletsch

Ao comentar o andamento do Seminário, já em sua segunda edição, o organizador Clóvis Rech destaca que temas como “A Floresta Plantada no Contexto do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono” e o painel “Regularidade do Plantio de florestas, Colheita e Consumo de Produtos Florestais” marcaram o primeiro dia de debates. “No segundo dia, tivemos apresentações sobre certificação de florestas plantadas; ferramentas digitais de auxílio à indústria da madeira; tendências do mercado florestal e industrial, entre outros. E hoje ainda teremos um painel e reunião técnica sobre Zoneamento Ambiental de Silvicultura e debates sobre temas importantes como Modernização da Legislação”, diz.
 

Confira a programação
 

“O evento também se propõe a alinhar com os representantes de outros estados para que tenhamos uma política unificada para desenvolver o setor”, comentou a eng. ftal. Nádia Helena Bianchini, vice-presidente da AGEF, uma das apoiadoras do evento. 

Em seu último dia, o Seminário contou com as participações de autoridades como o deputado estadual Joel Wilhelm (PP); o Secretário de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Batista Feltes; o secretário adjunto de Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul, Marcelo Cormardelli, e o secretário de desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul, Ernani Polo.



Ao destacar o potencial da região Sul para desenvolver o setor de forma efetiva no cenário econômico nacional, Clóvis Rech descreve que, na primeira edição do evento, em 2022, o Seminário gerou a expectativa do aumento de plantios florestais e de novos investimentos por meio da participação de 631 empresários, profissionais e produtores rurais nas palestras técnicas e de mais de 700 visitantes na feira de máquinas, equipamentos e insumos que contou com 40 expositores de 54 marcas. 

Participantes da abertura do Seminário
Participantes da abertura do Seminário



A abertura do Seminário contou com as participações da engenheira química Patrícia Pletsch, representando o Confea; do representante do Crea-SC, eng. ftal. Reginaldo Rocha Filho; do organizador do evento, o presidente do Sindimadeira, Leonardo de Zorzi; e ainda do deputado estadual José Milton Scheffer (PP), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Silvicultura de Santa Catarina; prefeito de São Francisco de Paula (RS), Marcos André Aguzzolli (PP); presidente do Sindicato das Indústrias de Celulose, Papel, Papelão, Embalagens e Artefatos de Papel, Papelão e Cortiça do Rio Grande do Sul (Sinpasul), Rudi  Christmann; superintendente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Mário Nascimento; diretor executivo da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal, Wilson Andrade; professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), eng. ftal. Jorge Farias; da representante da Emater, eng. ftal. Adelaide Kegler; representante do Banrisul, Milton Correia; presidente da Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor), Luiz Augusto Alves; eng. ftal. Luiz Augusto Alves; coordenador da Câmara Setorial das Florestas Plantadas da Secretaria da Agricultura Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul (Seapi), eng. ftal. Daniel Chies; representante da (Seapi), Jackson Brilhante; e do gerente regional de Operações do Sesi-RS, Thiago Tarasconi Gil.

Equipe de Comunicação do Confea
Com a colaboração e fotos de Alessandra Porto (Setor de Patrocínio e Promoção - Sepat)