Conest recebe trabalhos científicos até 30 de outubro

Brasília, 14 de agosto de 2020.

Profissionais da área de Segurança do Trabalho interessados em apresentar estudos científicos no 22º Conest têm até 30 de outubro para submissão dos documentos.

Serão aceitas pesquisas para as seguintes áreas: saúde ocupacional, gestão da segurança e saúde no trabalho, riscos ocupacionais, higiene ocupacional, ergonomia, meio ambiente do trabalho, psicologia do trabalho. Resumos podem ser enviados para trabalhos22conest@gmail.com. Mais informações em www.conest2020.com.br/trabalhos.

Inovação
Com o tema “Inovação Tecnológica e o Futuro da Engenharia de Segurança do Trabalho”, o evento será de 2 a 4 de dezembro, em Cuiabá (MT). Conferências, painéis e minicursos serão realizados pela Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest) em parceria com a Associação Mato-Grossense de Engenharia de Segurança do Trabalho (Amaest), e patrocínio do Confea, Crea de Mato Grosso e Mútua.

Osmar Barros Júnior

O Confea marcará presença no Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho com estande e publicações, dando visibilidade à marca institucional do Sistema Confea/Crea. “A previsão é de que o congresso receba 700 participantes, entre profissionais, engenheiros, empresas, docentes, estudantes e agentes públicos de várias localidades do Brasil, além de congressistas internacionais. Será com certeza uma excelente oportunidade para fortalecer a integração da classe e o relacionamento entre as associações de diversos estados”, avalia o presidente em exercício do Confea, eng. civ. Osmar Barros Júnior, pontuando que a agenda viabiliza ainda o debate sobre os principais problemas que afetam a área, visando a avanços nas melhorias das condições de trabalho e eficácia na gestão.

Atento às medidas de enfrentamento ao coronavírus, o Confea definiu na Decisão Plenária nº PL-1274/2020 que, caso não haja condições sanitárias para realização do evento na data prevista, os organizadores deverão comunicar o fato ao Conselho.

Benvenuto Gonçalves Júnior

Maior evento da América Latina
De acordo com o presidente da Anest, o congresso nacional é a maior programação voltada para Engenharia de Segurança do Trabalho da América Latina, e conta com debatedores de outros países, como Espanha, Portugal e África. “É um evento científico destinado à atualização e troca de experiências, com participação de renomados palestrantes nacionais e internacionais. Por isso, é uma agenda imperdível para os que vivenciam a Engenharia de Segurança do Trabalho e se interessam pelas diversas abrangências deste setor e pela oportunidade de revisão e discussão dos temas propostos”, garante o eng. agr. e seg. trab. Benvenuto Gonçalves Júnior, dirigente da entidade organizadora do Conest.

Atividade prevencionista
O engenheiro de segurança do trabalho cumpre papel de destaque no gerenciamento do ambiente laboral, seja desenvolvendo projetos e ações prevencionistas ou mesmo atuando como perito trabalhista. Atualmente, de acordo com dados estatísticos do Confea, são 62 mil profissionais dessa modalidade no país, ativos cadastrados nos Creas.

 

Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea
Com informações da organização e da Assessoria de Comunicação do Crea-MT