Comunicações de conselheiros e presidente do Confea marcam tarde do 2º dia de plenária

Brasília, 9 de dezembro de 2005

 
A sessão plenária nº 1.331 começou na tarde de hoje com as comunicações dos conselheiros. Elas foram encerradas com a do presidente Wilson Lang, que fez questão de rebater cada ponto da matéria publicada pelo jornal Correio Braziliense nesta semana, contendo erros de apuração e observações inverídicas sobre o Confea e a atuação do presidente. "O autor da matéria foi convidado a examinar os documentos que desmentem as alegações, mas não se interessou em comparecer nem antes e nem depois da publicação da matéria", observou o presidente.

Os conselheiros aprovaram as proposições da Comissão de Assuntos Nacionais (CAN), com matérias de apoio financeiro a eventos que serão realizados no Estado do Rio de Janeiro (IV Encontro de Meteorologia), Piauí (XII Feira e Congresso Internacional de Engenharia e Arquitetura) e Minas Gerais (II Seminário Nacional de Acessibilidade).

"São eventos importantes, que o Confea apóia com o objetivo de integrar e promover a valorização profissional, combatendo o sombreamento entre as profissões e pautando a atuação profissional a partir dos mandamentos do código de ética", comemorou o coordenador da CAN, conselheiro Francisco Machado (DF). "Em 2006, uma das nossas ações será motivar a participação dos estudantes e das mulheres nesses eventos, com o objetivo de oxigenar o debate e atrair as mulheres, que hoje estão se interessando mais pela área humana, para a questão tecnológica", acrescentou.

A Comissão de Organização do Sistema (COS), também obteve vitórias nesta sessão plenária. Teve quase todas as suas proposições aprovadas pelo Plenário, inclusive, por unanimidade, a resolução que aprova o regimento do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e das coordenadorias de Câmaras Especializadas dos Creas. "Agradeço a todos os que contribuíram com essa resolução. Acredito que tenha atendido a todos", observou o Coordenador da COS, conselheiro Ângelo da Costa Neto (RN).

A COS propôs ao Plenário, ainda, posicionamento favorável ao projeto de lei nº 5.900/2005, que altera dispositivos da lei 5.194 de 1966. No entanto, os conselheiros Maria Higina (BA) e Fernando Costa (ES) pediram vista do processo. "Trata-se de um apoio importante. Por isso, os conselheiros se comprometeram a retornarem a discussão da proposta ainda nesta plenária", disse Ângelo da Costa.
 
Mariana Zanatta
Da equipe da ACOM