Brasília, 5 de setembro de 2023.
“A aproximação de uma parceria que possibilitará muitos conhecimentos para todos os profissionais da Agronomia, ampliando a assistência técnica agronômica em todo o país, notadamente em relação à capacitação para aspectos como o crédito e o seguro rurais”. Na visão do coordenador adjunto conselheiro federal eng. agr. Alan Michel, esse é o maior fruto da 4ª Reunião Ordinária da Comissão Temática Assistência Técnica e Crédito Rural (CTATCR), realizada nestas segunda e terça (4 e 5/9), no Confea.
A parceria envolve o Confea, a Confaeab e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), cuja atuação em torno da Assistência Técnica e Gerencial já é bastante valorizada pelos profissionais do Sistema. “Apesar dessa integração já ser bastante efetiva, temos muito espaço para crescimento, não apenas para a apropriação de técnicas para produzir e gerenciar melhor a propriedade, mas para, contando com a capilaridade do Confea e da Confaeab, ampliar o acesso aos nossos editais de capacitação, favorecendo o networking dos profissionais”, explica o assessor técnico da CNA, eng. agr. Guilherme Augusto Costa Rios, especialista membro da comissão.
Além do Confea, a Confaeab também está em tratativas para o acordo de cooperação, “tendo em vista as competências singulares e até mesmo complementares de ambas as instituições”, segundo destaca o presidente da entidade, eng. agr. Kleber Santos.
Com a participação remota do coordenador eng. agr. Daniel Galafassi, a reunião contou ainda com as participações de especialistas e convidados como o presidente da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab), Kleber Santos, e ainda os engenheiros agrônomos conselheiro federal José Gomes Fragoso Neto e Gustavo de Faria Freitas. A assessoria técnica foi da analista da Gerência de Desenvolvimento Institucional Ana Carolina Brito. “O tema havia sido tratado na reunião de junho e voltará a ser discutido ainda no próximo mês. Nosso objetivo é que o profissional preste assistência técnica de qualidade, ampliando sua renda e oferecendo seus serviços em todo o país”, reforçou o conselheiro Alan Michel.
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro/Confea