Brasília, 02 de dezembro de 2024.
Entre os dias 27 e 29 de novembro, a Coordenadoria Nacional das Câmaras Especializadas de Geologia e Engenharia de Minas (CCEGEM) realizou, em João Pessoa (PB), a última reunião do ano. O encontro reuniu especialistas de todo o Brasil para discutir temas estratégicos relacionados à regulamentação profissional, inovação tecnológica e boas práticas nas áreas de geologia e engenharia de minas. Com foco na valorização das categorias, a reunião promoveu a troca de conhecimentos e o alinhamento de ações para atender às demandas do setor com excelência.
De acordo com o coordenador da CCEGEM, eng. geól. Éder Carlos Moreira, a pauta incluiu temas importantes para os profissionais da área, como o plano de fiscalização de registros e Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) relacionadas a cargos e funções de docentes, pesquisadores e prestadores de serviços em instituições de ensino, além do cadastramento de cursos de Graduação e Pós-Graduação. “Nesta reunião, também discutimos o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a Agência Nacional de Mineração (ANM) e o Confea. Formalizamos, por meio de ofício, nosso apoio à reestruturação da agência, destacando o seu estado de sucateamento e reforçando a necessidade urgente de melhorias. Esse documento será encaminhado ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco”, afirmou Éder. Outro marco importante foi a conclusão do manual de fiscalização dos Creas, que vinha sendo desenvolvido ao longo do ano. “Esse é um avanço significativo para uniformizar e fortalecer a fiscalização em todo o país”, destacou o coordenador.
O coordenador adjunto da CCEGEM, eng. minas e seg. trab. Rodrigo Souza, trouxe à tona outro tema relevante: as invasões de atribuições por parte de outros conselhos profissionais. “A nossa luta não é para gerar conflitos, mas para preservar os direitos da engenharia, como exige a sociedade”, explicou. A reunião também debateu a lei que reconhece o geólogo como engenheiro, garantindo a equiparação salarial entre as categorias. Segundo Rodrigo, essa regulamentação é fundamental para valorizar a profissão e destacar a relevância dos profissionais para o setor.
Com o encerramento das atividades, a expectativa é que as resoluções fortalecidas ao longo do ano sejam implementadas com sucesso em 2025, beneficiando tanto as categorias representadas pela CCEGEM quanto a sociedade como um todo.
Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea com informações do Crea-PB