Carta de Salvador

Carta Declaratória da 79ª Soea


Reunidos na cidade de Salvador, estado da Bahia, entre os dias 7 e 10 de outubro de 2024, mais de 5 mil profissionais das áreas de Engenharia, Agronomia, Geociências, todos membros do Sistema Confea/Crea e Mútua, subscrevem a presente Carta, debatendo o tema "Educação, Tecnologia e Inovação para um Futuro Sustentável."

A tecnologia e a inovação são fatores permanentes em um mundo em constante mudança. Durante a 79ª Soea, vivenciamos atividades integradas a práticas sustentáveis, como cidades inteligentes, descarbonização e biocombustíveis.

A sociedade tem demonstrado crescente interesse pela sustentabilidade, e esse desafio é enfrentado diariamente pela Engenharia, pois tudo o que o ser humano necessita depende do ambiente natural. A tecnologia, a inovação e a sustentabilidade estão profundamente conectadas à educação. A Soea destacou a importância de uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, alinhada à Agenda 2030 da ONU.

Nos debates e palestras da Soea, ficou evidente a necessidade de repensar formas tradicionais de ensino. A participação de profissionais, estudantes e professores na apresentação de trabalhos no Congresso Técnico-Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc 2024) demonstrou o foco no futuro.

A presente Carta de Salvador reflete o compromisso de todos os participantes da 79ª Soea com um futuro mais sustentável e inovador. A discussão continuará nas próximas edições do evento, com vistas a fortalecer o Sistema Confea/Crea e Mútua e promover o desenvolvimento do Brasil.

 

Contextualização

Ao longo de 91 anos, o Sistema Confea/Crea vem desempenhando um papel fundamental no avanço econômico, social e sustentável do Brasil. A 79ª Soea, realizada na vibrante cidade de Salvador, consolidou-se como um fórum relevante de debates e formulações de estratégias para enfrentar os desafios atuais. Reafirmou-se a importância da colaboração entre profissionais, sociedade civil, poder público e setor privado.

Principais temas abordados

1.    Inovação e Sustentabilidade
-    A tecnologia e a inovação foram amplamente debatidas, com especial atenção às ações estratégicas do BIM Fórum Brasil e à nova estratégia BIM BR. O uso do Building Information Modeling (BIM) foi destacado como fundamental para modernizar a infraestrutura e promover a sustentabilidade na construção civil. Discutiram-se também os padrões de boas práticas que definem projetos, implantações e obras de engenharia socialmente conscientes, sustentáveis e bem geridas, representados pela Matriz de Materialidade do sistema ESG (Environmental, Social and Governance).

2.    Educação e Formação Profissional
A discussão sobre a formação e os currículos de engenharia é de extrema importância para garantir a relevância e a eficácia da educação nessa área. A troca de experiências entre educadores, profissionais e estudantes permite a análise crítica das práticas atuais e a identificação de lacunas no ensino. 
Além disso, temas como as competências exigidas pelo mercado de trabalho, a integração da tecnologia e as tendências emergentes, ajudam a moldar currículos que atendam às necessidades contemporâneas da sociedade. Isso é fundamental para preparar os futuros engenheiros para os desafios globais.

3.    Enfrentamento às Mudanças Climáticas
-    O papel do Sistema Confea/Crea e Mútua no desafio global perante as mudanças climáticas foi amplamente discutido, especialmente em relação à COP-30. Reforçou-se a importância do engajamento dos profissionais na criação e na implementação de soluções sustentáveis, considerando as mudanças climáticas evidenciadas por medições contínuas e consistentes, bem como o desenvolvimento de ferramentas para mitigar seus impactos. Enfatizou-se que a adaptação ao novo cenário climático passa pelo fortalecimento de uma meteorologia operacional robusta, regulamentada e fiscalizada, sem a qual será difícil lidar com as variações climáticas.

Compromissos assumidos

Reafirmamos nosso compromisso com:
-    A valorização dos profissionais e empresas dos setores de Engenharia, Agronomia e Geociências.
-    A promoção de políticas públicas que garantam educação de qualidade, inovação tecnológica e desenvolvimento sustentável.
-    A defesa da ética e da responsabilidade profissional como princípios fundamentais.
-    O fortalecimento de parcerias entre governo, setor privado e instituições de ensino para fomentar a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico.

Discussões referentes ao Código de Ética

Durante este ano, o Colégio de Entidades Nacionais se dedicou a debater e implementar melhorias no Código de Ética. Destacou-se a relevância das entidades nacionais na promoção da ética profissional e no fortalecimento das profissões. As entidades desempenham papel fundamental na definição e manutenção de padrões éticos que garantem a integridade e a excelência das áreas de Engenharia e Agronomia no país.

Conclusão

Neste momento histórico, reiteramos nosso compromisso com a construção de um Brasil soberano, democrático e socialmente justo. Encorajamos todos os profissionais presentes a manterem-se vigilantes e atuantes na defesa de nossos direitos e no fortalecimento das iniciativas discutidas durante a 79ª Soea.

Com muito entusiasmo e esperança, anunciamos que a 80ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia será realizada no estado do Espírito Santo. Esperamos nos reunir novamente no próximo ano para continuar trabalhando juntos pelo futuro de nossa nação.