Arena Mulher discute liderança feminina no Agronegócio

Gramado, 11 de agosto de 2023.

A liderança feminina e sua relevância no protagonismo das mulheres na produção agropecuária foi tema das últimas duas palestras apresentadas nesta quinta-feira (10), na Arena Mulher, durante o terceiro dia da 78ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia, em Gramado (RS).  A eng. agr. Vanessa Sabione de Almeida, CEO da AgroMulher, e a eng. agr. Stephanie Ferreira Vicente, presidente da Comissão Nacional das Mulheres no Agro da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), falaram sobre a importância do desenvolvimento de novas lideranças femininas no campo.

Para Vanessa Sabione, é muito importante que as mulheres busquem desenvolver uma liderança de impacto. “Nós já temos isso como ancestralidade, já nascemos com esse jeito de liderar, de cuidar da casa, de cuidar de tudo, mas temos habilidades que precisamos fortalecer para ter impacto em nossa carreira, na nossa empresa e no nosso trabalho”, disse. A CEO e fundadora da Comunidade Agromulher ressalta que o caminho é nos conhecer, focar no alto conhecimento, no propósito de vida, sem esquecer da autoestima.  

Vanessa acrescentou dizendo que construir relações interpessoais maduras, saber lidar com empatia, ter inteligência emocional, construir um planejamento de carreira organizado e ter um marketing pessoal que comunique a sua essência são algumas das estratégias para conseguir se destacar nesse e em qualquer outro setor que a mulher queira liderar.

A presidente da Comissão Nacional das Mulheres no Agro da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), eng. agr. Stephanie Ferreira Vicente, entende que as mulheres que querem ocupar lugares de liderança vêm evoluindo de forma muito significativa nos últimos anos e se unindo cada vez mais. “As mulheres vêm puxando outras mulheres. A partir de movimentos como esse da Soea, a gente percebe que elas se sentem mais entusiasmadas a enfrentar as barreiras que, dificilmente, vão deixar de existir em breve”. Stephanie ressaltou que as mulheres precisam saber lidar com as dificuldades e que o potencial está dentro de cada uma de nós.

Stephanie

Em termos de números, a presidente comemora o crescente número de mulheres à frente de propriedades rurais. “Hoje temos em torno de 20%, mas entendo que ainda temos muito caminho a percorrer”. Agora, quando se faz o recorte de números de mulheres que estão ocupando cadeiras na representatividade, esse percentual cai. “O meu recado é principalmente para todas que estão aqui. Venham para a representatividade, seja trabalho voluntário, seja nas entidades de classe, nas empresas. Tragam mais mulheres para que as decisões sejam justas para nós e que os nossos direitos sejam respeitados”, concluiu Stephanie Ferreira.

Reportagem: Anelly Azevedo (Crea-RN)
Edição: Beatriz Leal (Confea)
Equipe de Comunicação da 78ª Soea
Fotos: Studio Feijão e Lentilha