Aprovados anexos da Resolução 1010

Brasília, 08 de dezembro de 2005


Até o último momento, a aprovação dos dois anexos da resolução 1010, que aconteceu na sessão plenária de hoje, dia 8, foi marcada por conflitos, sempre solucionados pelo debate democrático entre os conselheiros federais, representantes das diversas profissões abrangidas pelo sistema Confea/Crea em vários Estados do Brasil.

Por 20 votos contra 1, os anexos foram aprovados. A voz dissidente foi a da conselheira Maria Higina (BA), engenheira agrônoma, que sugeriu, já nos primeiros minutos da plenária, que a deliberação fosse adiada em 90 dias, mas por 14 votos contra 5, os conselheiros decidiram manter o cronograma. “Acredito que esse documento não contempla todas as categorias e que deveria retornar para o debate na base”, defendeu.

Contudo, a maioria dos conselheiros considerou a aprovação do documento vitória. Ao final do evento, o presidente Wilson Lang parabenizou todos os que contribuíram para a aprovação da nova norma.

Para o presidente Wilson Lang, essa vitória se deve à atuação das Comissões de Educação do Sistema (CES) e de Exercício Profisisonal (CEP), que conduziram toda a logística para a aprovação da nova sistemática, além do consultor Ruy Carlos Camargo Vieira. Ele cumprimentou também os conselheiros Moacyr Gayoso, Walter Logatti e o ex-conselheiro Paulo Rangel, que participou do início das discussões.

Eleições
Hoje foram distribuídos os processos com os recursos interpostos à decisão da Comissão Eleitoral Federal (CEF). As deliberações começarão amanhã e serão concluídas no sábado, dia 10.

Como a assessoria jurídica do Confea não seria suficiente para atender às demandas dos conselheiros, foi contratado o escritório “Livino Siqueira e Gomes” para assessorar os conselheiros em suas decisões. Raul Livino, Kátia Magaldi e Marcel Versiani são os advogados que darão todo o apoio necessário às decisões dos conselheiros até o final dos trabalhos.

Mariana Zanatta, da equipe da Acom