Antenor Pinheiro assume coordenadoria da ANTP em Goiás

Goiânia, 18 de março de 2011

O Crea-GO sedia no dia 21 de março (segunda-feira), às 10h,  no auditório do Conselho, solenidade de reativação da Associação Nacional de Transportes Públicos –ANTP– Regional Centro-Oeste, seguida da posse do coordenador Regional, o  perito forense Antenor Pinheiro, especialista em locais de crimes de trânsito, criminalística e criminologia, ex-Superintendente Municipal de Trânsito e Transportes de Goiânia e ex-Presidente do CETRAN-GO.

A reativação desta entidade significa abrir um espaço destinado à discussão, elaboração, análise e execução de projetos e programas capazes de induzir e colaborar com políticas públicas qualificadas e tecnicamente aceitáveis para o tratamento de questões como demanda de circulação, transportes urbanos, uso e ocupação do solo, acessibilidade, meio ambiente e bem-estar social – fatores que incidem diretamente na qualidade do desenvolvimento humano da nossa região. Por isso, a ANTP Regional Centro-Oeste conta com apoio integral do Crea-GO. “O Crea existe para defender os interesses da sociedade Com certeza a ANTP Regional vai lutar em prol do cidadão”, afirmou o presidente do Crea-GO.

Logo após a solenidade de constituição da entidade, o presidente nacional da ANTP, eng. Ailton Brasiliense Pires, vai ministrar palestra, com 45 minutos de duração, sobre o tema “Mobilidade Urbana como vetor de desenvolvimento econômico e social brasileiro – a importância da ANTP neste contexto”. O tema proposto visa provocar reflexões acerca da necessidade da inclusão do tema da mobilidade urbana na agenda da macroeconomia nacional, considerando-se como referencial, sempre que possível, a Região Centro-Oeste e suas complexidades urbanas.  A inclusão do transporte coletivo e do trânsito na agenda de incentivos e desonerações da política econômica e tributária nacional e regional; as políticas de financiamento para a implantação de sistemas eficazes de transporte público e trânsito urbanos; o custo social e econômico da morbimortalidade no trânsito; a deterioração da infraestrutura de transporte coletivo e do trânsito nas cidades brasileiras; as experiências bem sucedidas de custos modestos adotadas; as soluções simples e ousadas, concebidas em cidades brasileiras e mundo afora; o compromisso com a sustentabilidade nas ações governamentais; as tendências universais para o transporte público; a tecnologia metroviária em conflito com as soluções sobre rodas; o fenômeno do uso das motocicletas nas cidades brasileiras; e a ditadura do automóvel como fator cultural são subtemas que serão explorados pelo conferencista.

No período vespertino, às 14h, será realizado painel com o tema “Os deslocamentos urbanos – por que vamos tão devagar e com tanto risco”, que terá como moderador José Carlos Xavier (Grafite). O painel  também terá a participação de Cristina Maria Afonso, da RMTC, abordando a vias arteriais e corredores de transporte de Goiânia. Maria Helena Macedo da UFG vai falar sobre a importância da capacitação, enquanto que Patrícia Margon, do IFG, vai explicar porque vamos tão devagar. O debate também conta com a presença do Arquiteto e Urbanista Nazareno Stanilau Afonso que vai abordar a tragédia da Mobimortalidade no Trânsito.

A coordenação da ANTP Regional Centro-Oeste já possui um plano de ações para o exercício de 2011. Dentre as atividades destacam-se: deflagração de campanha de filiação permanente em GO, MT, MS e DF; realização de Seminário sobre Mobilidade Urbana na Cidade de Anápolis-GO no mês de abril; realização do III Fórum Anual de Transportes e Trânsito do IFG, em Goiânia, de 17 a 20 de maio; realização do 1º Curso de Especialização em Planejamento e Gestão da Mobilidade Urbana Sustentável (UFG/IFG); realização do 1º Pré-Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito e do 2º Fórum Goiano de Transporte e Trânsito em setembro; celebração de convênio para viabilização da abertura da sede da Regional Centro-Oeste da ANTP.

Assessoria de Comunicação do Confea