Aeroporto de Cruzeiro do Iguaçu (PR) entra em nova fase

Brasília, 8 de março de 2023.

A reativação do aeroporto de Cruzeiro do Iguaçu (PR) foi tema de debate entre autoridades e membros do Consórcio Público Pró-Caxias, que se reuniram recentemente com o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Ademar Traiano (PSD). Entre as lideranças, os deputados estaduais Alexandre Curi (PSD) e Luiz Fernandes Litro (PSD), o deputado federal Paulo Litro (PSD), os prefeitos de Cruzeiro do Iguaçu, Verê, Salto do Lontra, Dois Vizinhos e Capitão Leônidas Marques, além do diretor técnico da Pequena Central Hidrelétrica Arturo Andreoli – Foz do Chopim, eng. eletric. Sérgio Cequinel Filho.

Aeroporto de Cruzeiro do Iguaçu (PR) na pauta de reunião entre autoridades políticas e o presidente da Alep, Ademar Traiano, ao centro; Curi à direita e Litro à esquerda.

A iniciativa entra em nova fase, a de projeto e execução. Além disso, o deputado federal Paulo Litro demonstrou interesse em capitanear recursos para o aeroporto, que promete gerar mais conforto para a população, garantir atendimento mais rápido na área de saúde e facilitar investimentos na região, que reúne sete cidades da região sudoeste do Paraná. Desde 2022, o Confea tem feito a interlocução entre a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), os gestores do município e o Consórcio Pró-Caxias, que tem a escritura do aeroporto.

As informações sobre a nova edificação foram dadas pelo eng. eletric. Sérgio Cequinel Filho ao Programa Sete e Meia da Rádio Educadora. Ex-conselheiro do Crea-PR e diretor técnico da Pequena Central Hidrelétrica Arturo Andreoli – Foz do Chopim há quatro anos, Cequinel falou dessa outra infraestrutura que completa duas décadas de funcionamento no dia 9 de março. “Em 20 anos, a hidrelétrica gerou 3.570 gigawatts-hora (GWh), fazendo funcionar diariamente uma cidade de 100 mil habitantes, por exemplo”, registrou, pontuando que o serviço público vai além do fornecimento de energia elétrica. “Buscamos capilarizar as informações sobre preservação do meio ambiente nas escolas de Cruzeiro de Iguaçu, promovendo o plantio de mudas de árvores nativas e a soltura de alevinos”, informou.

Equipe de Comunicação do Confea