Ações destacam primeiros 100 dias de trabalho da atual gestão do Crea-SC

Florianópolis, 12 de março de 2021.


O presidente do Crea-SC, Eng. Civil e de Seg. Trab. Carlos Alberto Kita Xavier completou 100 dias de gestão à frente do Conselho no último sábado, dia 10 e vem atuando fortemente pela valorização dos profissionais e bem-estar da sociedade catarinense.

As principais ações visam, sobretudo, estabelecer as condições necessárias para que os profissionais e empresas da área tecnológica consigam dar continuidade as suas atividades e contribuir com a economia do estado e do país apesar do contexto de pandemia. “O CREA-SC não parou e continuaremos seguindo nesse ritmo, buscando prestar serviços de excelência aos profissionais, empresas e sociedade, seja com atendimento em teletrabalho ou em escalas especiais,” ressalta o presidente.

Ele destaca ainda a presença do Conselho em todo o estado, a realização de importantes eventos por videoconferência ou de forma híbrida com os cuidados necessários às normas de segurança e prevenção da pandemia, o lançamento de relevantes programas de gestão e de diversos serviços online visando maior eficiência, agilidade e praticidade. “Só temos a agradecer aos nossos colaboradores, conselheiros, inspetores e diretores que não mediram esforços para alcançarmos os atuais resultados”, salienta o Eng. Kita. 
 
Eficiência e segurança no atendimento
 
O Crea-SC lança hoje uma nova funcionalidade no Creanet – Protocolos Online – que garante maior eficiência e agilidade aos processos e Papel Zero com objetivo de que profissionais e empresas solicitem diversos assuntos, enviando documentação totalmente online e acompanhando o status do atendimento. Ao todo serão mais de 40 assuntos, entre eles: requerimentos de certidão de obras e serviços; anotação de cursos realizados no país e exterior; alteração, inclusão e ou cancelamento de reponsabilidade técnica; atualização do instrumento constitutivo; declaração de pessoa física e jurídica; entre outros.

Outra ação importante é a criação do Balcão Virtual com o objetivo de facilitar o acesso dos profissionais a todas as unidades e meios de atendimento disponíveis do Conselho. O espaço, que será disponibilizado no Portal, tem link para os contatos de telefone, e-mail, whatsapp, além de atendimento por videoconferência na sede e unidades de atendimento. “O Crea-SC estará à disposição por meio do atendimento presencial especial e agora por todos esses canais, buscando suprir as demandas e facilitando o dia a dia da comunidade profissional”, finaliza o presidente.

Entre outras ações do período, destacam-se a isenção da taxa em caso de substituição de ART, atendendo antiga reivindicação dos profissionais e empresas registradas; a prorrogação do prazo de vencimento da anuidade por 90 dias e a aplicação do valor mínimo para ART de obras e serviços de reconstrução ou recuperação dos imóveis de Presidente Getúlio, em função das chuvas que assolaram o município.

Engenheiro civil Carlos Alberto Kita Xavier, presidente do Crea-SC

 
Foco no aperfeiçoamento e qualificação
Uma das metas é a criação da Universidade Corporativa com foco no aperfeiçoamento e qualificação dos profissionais e capacitação do público interno, como conselheiros, inspetores e colaboradores, por meio de cursos de especialização. O projeto foi lançado dia 30 de março e a efetivação da proposta tem base na cooperação e parceria com instituições de ensino e entidades de classe do setor tecnológico, além de empresas e órgãos do Sistema, como é o caso da CredCrea e da Mútua Caixa de Assistência dos Profissionais.

Outra grande medida tomada foi a implantação do GT Bombeiros dentro do Crea-SC, com a participação de profissionais que atuam na área, no intuito de estabelecer um entendimento comum entre o CBMSC – Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina para os critérios e procedimentos adotados no sistema de aprovação de projeto e habite-se. Da mesma forma foi criado o GT Mulheres Inspiradoras com objetivo de disseminar a importância da atuação e ampliação do universo feminino nas engenharias, agronomia e geociências.

Relevância da Engenharia na Pandemia
Buscando a valorização do profissional registrado, o Crea-SC lançou neste mês a campanha “Engenharia para a Vida” demonstrando que mesmo durante a pandemia as atividades técnicas tornaram-se fundamentais com participação importantíssima na qualidade de vida das pessoas, como as soluções em alimentação, distribuição, infraestrutura, energia, tecnologia, entre outros segmentos, gerando bem-estar e segurança.
Ainda com objetivo de fortalecer a imagem e os serviços prestados pelo Conselho, além do público interno e a sociedade, foi lançado novo edital de patrocínio destinando R$ 400 mil a eventos e projetos de cunho técnico-científico, alinhados aos princípios e diretrizes do Crea-SC, que promovam a inovação, atualização e a geração de conhecimento das modalidades.
Nestes 100 dias de gestão o presidente Kita também esteve em audiência com setores empresariais, instituições de ensino e com os prefeitos de Joinville, Araranguá, Criciúma e Balneário Arroio Silva, além do vice-prefeito de Florianópolis, colocando o Conselho à disposição para participar de discussões técnicas nas áreas de infraestrutura, construção civil, saneamento e demais temas de relevância, além de ressaltar a importância da nomeação de profissionais registrados para ocupar cargos técnicos dentro das prefeituras.
 


Fiscalização atuante e mercado aquecido
O Crea-SC registrou no mês de março o maior número de Anotações de Responsabilidade Técnica para o período, desde o ano 2000. O acumulado do mês foi de 32.261 ARTs este ano, enquanto em 2020 foram 24.598 e 27.055 ARTs em 2019, aumento de 31,15% e 19,20% respectivamente. Os números mostram que mesmo no período mais crítico da pandemia o mercado profissional continuou se expandindo.
De 8 a 12 de abril o Conselho realizou uma fiscalização de impacto em Florianópolis com foco na área da construção civil e participação de 10 agentes fiscais que ampliaram e reforçaram a fiscalização na capital. Foram visitadas 388 obras e verificadas 468 ARTs, além de 150 selos de notificação emitidos para apresentação de documentos. Mais uma ação que merece destaque nestes 100 dias de gestão.
 
Principais realizações em 100 dias de gestão 


•         Fiscalização de Impacto em Florianópolis 
•         Reunião com Sinaenco e empresas de Engenharia para discutir Acervo Técnico, Salário Mínimo Profissional e a atualização das leis do Sistema Confea/Crea  
•         Posicionamento sobre Resolução 64 do Ministério da Economia
•         GT Bombeiros
•         Nova Política de Patrocínio
•         Substituição de ARTs e isenção de taxas
•         Prorrogação anidades
•         GT Mulheres Inspiradoras e programa InspirAção
•         Lançamento universidade corporativa
•          Campanha de valorização profissional: Engenharia para a vida

Assessoria de Comunicação do Crea-SC