Programa Confea Inova é lançado pelo presidente Joel Krüger

Presidente Joel Krüger no lançamento do Confea Inova
Presidente Joel Krüger no lançamento do Confea Inova

 

Brasília, 8 de abril de 2021.

“Eu e as pessoas que construíram a história do Confea precisamos de vocês para construir uma nova era no Sistema”, conclamou o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, no lançamento do programa Confea Inova, na tarde desta quarta (7), por meio de plataforma virtual de interação. “Esse programa é do Confea e foi desenvolvido por um comitê interno para mexer com a cultura da Casa, o que representa nos tirar da nossa zona de conforto”, disse, falando ainda em pertencimento a uma atuação sistêmica de todos os envolvidos, em favor de uma “cultura da inovação”.

O evento virtual contou com a participação de 138 empregados. Voltado à inovação na gestão da Casa, o programa representará uma ruptura de paradigmas. “Temos cada um de nós que sair da nossa zona de conforto e assumirmos o protagonismo das nossas ações.  Esse envolvimento da quase totalidade do nosso corpo funcional nos deixa felizes. Temos uma expectativa bastante grande com os resultados práticos desse programa de inovação, nos próximos meses e anos, no Conselho Federal. Esperamos que esse seja um legado da nossa gestão, desenvolvendo a inovação em uma via de mão dupla”, comentou o presidente do Confea.

Joel Krüger considerou que, cada vez mais, é preciso responder a “pressões externas que nos cobram eficiência e resultados, principalmente para a sociedade”. Segundo ele, o Sistema tem um modelo de governança bastante complexo, que precisa ser compreendido e respeitado. “Mas, principalmente, temos um milhão de profissionais e 250 mil empresas que dependem diretamente das nossas atividades. Para atendê-los, precisamos nos reinventar, ser mais ágeis, criativos. Melhorar a prestação dos nossos serviços, que são serviços públicos, além de integrar nossa atuação nas políticas públicas vigentes”. 

Com 138 participantes em seu lançamento, programa pretende estimular a contribuição criativa dos empregados do Confea
Com 138 participantes em seu lançamento, programa pretende estimular a contribuição criativa dos empregados do Confea

“Nós”
Sempre fazendo questão de inserir a “alta administração” da Casa entre os agentes das mudanças, ressaltando o pronome “nós” para representar “um coletivo que precisa, da melhor forma possível, dar essas respostas; um trabalho em equipe onde cada um contribui com seu conhecimento”, Krüger destacou a necessidade de fazer o dever de casa, a fim de evitar o comprometimento das ações desenvolvidas.

“O único pronome que podemos ter é ‘nós’. Nós do Confea, nós do Sistema Confea/Crea e Mútua. Um time que fará uma grande revolução para um legado de inovação, de modernidade. É um caminho sem volta. Sem dúvida, o Confea Inova fará uma grande revolução, em particular no Confea. Vamos dar o exemplo. Vamos implantar essa mudança. Não está proibido para ninguém inovar.  Não esperem a ordem de ninguém. Inovem. Todos são livres para inovar”.


Assim, a meta é tornar o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia “uma referência de qualidade”, em busca da solução dos problemas. Para isso, frisa, é preciso olhar de frente os problemas e construir soluções conjuntas. “Ano passado, o 1º Inovar nos mostrou que podemos fazer algo grandioso, se envolvermos as experiências das pessoas do Sistema. E por que não despertar a cultura da inovação na nossa casa também? Cada um pode tomar a iniciativa de inovar a qualquer momento. A inovação tem que estar no sangue, na veia, na cultura da instituição”.

Assessor da SEG, Alessandro Bruno
Assessor da SEG, Alessandro Bruno

Conceitos e objetivos
Citada nominalmente a exemplo do assessor Alessandro Bruno, a coordenadora do Programa de Inovação da Gestão do Confea, Rosângela Simonetti, esclareceu que o programa procurará tirar os projetos que o constituem de seus respectivos nichos. Segundo a assessora da Superintendência de Estratégia e Gestão, o Confea Inova é um programa continuado de inovação da gestão.

“Hoje, a gente não tem uma visão sistêmica dos vários projetos existentes na Casa. Um dos nossos objetivos é fazer a coesão, fazer um único pacote disso tudo para que o Confea passe a gerar valor”, disse, citando projetos como o Plano Institucional do Confea – PIC,  quadro de pessoas, fiscalização, governança, transformação digital, entre outros. 

Segundo ela, “uma das boas práticas da inovação é ser continuada. Mesmo que um processo já esteja aperfeiçoado, a gente pode fazer mais. Quando tem um produto lançado, a gente precisa estar pensando no próximo”. As constantes mudanças do cotidiano precisam ser consideradas ciclicamente. “A gente sempre tem algo para mudar ou para aperfeiçoar”.

Rosângela Simonetti ao lado do presidente do Confea e do assessor Alessandro Bruno
Rosângela Simonetti ao lado do presidente do Confea e do assessor Alessandro Bruno

Rosângela Simonetti aponta ainda que a gestão faz as coisas acontecerem. “Quando a gente fala de gestão, fala de gestão de pessoas, processos, ativos, estratégias. E de ter esse alinhamento em comum, esse norte. Em casa, no nosso dia a dia, a gente também precisa gerenciar a nossa rotina. Esse programa tem esse foco na pessoa. Também vai mostrar como conseguimos fazer isso e ter um equilíbrio na nossa vida”, descreve.

O objetivo do Confea Inova está relacionado também à necessidade de estabelecer um modelo de gestão de inovação. “Nós não temos esse modelo”. Outra meta é promover um ambiente de confiança, tanto interna, como externamente. “A motivação de engajamento vai provocar um sentimento de pertencimento àquilo que é produzido pela Casa”.

Suportes
Acompanhar e prover todo o suporte para que a inovação não fique restrita ao plano das ideias e ainda promover uma cultura de inovação também estão entre os fundamentos da proposta. “Cultura envolve não só aquilo que nós partilhamos aqui dentro, mas vivenciar isso de uma forma que irradie para tudo o que formos fazer dentro da Casa”.

Promover a valorização das ideias também deve ser buscado pelo programa Confea Inova. “As melhores ideias são de quem faz. A valorização dessas pequenas soluções são inovações”. Disponibilizar ferramentas e metodologias “e avaliar as soluções e divulgar os resultados para fazer com que isso entre na corrente sanguínea do Confea” também serão focos da iniciativa.

Esse sentimento de pertencimento será desenvolvido com prudência, segundo a assessora do Confea. “A nossa parte vai oferecer ferramentas e conhecimento para que a gente desenvolva essa cultura de inovação. Vamos fazer isso de forma até divertida. Para que isso ocorra, vamos entender o nosso ambiente. Precisamos alinhar as nossas expectativas. Isso é fundamental para que esse programa dê certo, gerenciando frustrações e conflitos”.

O estímulo à participação foi uma das principais preocupações do presidente Joel Krüger
O estímulo à participação foi uma das principais preocupações do presidente Joel Krüger durante o lançamento virtual do Programa

Motivação e atividades
Rosângela informa que não haverá setores específicos para o envolvimento da inovação no Confea. “Todos poderão se tornar agentes de inovação”, disse, convidando todos a participar das próximas atividades do Programa. Uma pesquisa de ambiente, prevista para o dia 15 de abril, deverá envolver os colaboradores da Casa. “Vamos ter uma visão do ponto de vista de vocês. Não vão faltar oportunidades para participar”. No dia 23 de abril, haverá um workshop com gestores, tratando questões do Plano Institucional do Confea. Já no dia 12 de maio, os colaboradores participarão de um workshop, também em formato online. E no dia 9 de junho, haverá um workshop de alinhamento com todos da Casa, gestores e colaboradores. “Nesse momento, vamos trazer os pontos de vista levantados nos dois workshops e trazer diretrizes para que a gente traga um resultado ainda neste ano”. 

Tecnologia e inovação
Segundo o presidente, “esse conceito novo” representa um “compromisso com a inovação” de todo o Confea. Esse desejo por promover um programa de inovação interna é considerado natural por ele. “Nada mais salutar do que um conselho de tecnologia falar em inovação, em resultado, em eficácia, em eficiência”.

O êxito do Comitê de Inovação da Gestão, do qual ele próprio participa diretamente – “para dar o tempero de que essa é uma decisão estratégica da gestão” – dependerá da integração de todo o corpo funcional. “Só vamos conseguir, se estivermos todos juntos. A presidência precisa de vocês. As pessoas que construíram a história do Confea precisam de vocês para construir uma nova era. Não podemos tratar isso como um programa do presidente, com prazo de validade. Isso tem que ficar enraizado pela gestão. Todos devem acreditar que a inovação é fundamental nas nossas atividades”, enfatizou.

Uma série de atividades será conduzida pela Superintendência de Estratégia e Gestão para colocar o Confea Inova em prática
Uma série de atividades será conduzida pela Superintendência de Estratégia e Gestão para colocar o Confea Inova em prática

Unicidade de ação
Para Joel, ter uma gestão que entrega resultados depende de construir uma relação de confiança mútua. “Uma via de mão dupla. Isso depende da coragem de olharmos os nossos problemas, sob um ponto de vista onde o gestor e o colaborador se percebam indo para o mesmo lugar. Não existem setores, existe um Confea único. E todos devemos atuar por esse Confea”. Assim, continua, a alta direção precisa definir metas estratégicas, o gestor precisa desdobrar essas metas e estabelecer ações claras para o seu time, além de dar apoio ao time para que ele as execute. “Mas você precisa executar, fazer acontecer. Não adianta sonhar, tem que agir. Não adianta cobrar, tem que dar condições para acontecer”. 

O presidente do Confea se prontificou a atender às solicitações encaminhadas pelos empregados da Casa, com o objetivo de viabilizar as mudanças. “Digam-me quais são as condições necessárias e vamos dar todas elas. Vamos sair do lugar-comum de apenas criticar, mas assumirmos o protagonismo, fazer parte dessa mudança. Esse programa vai mexer com a cultura da Casa, tirando cada um de nós da sua zona de conforto. É necessário que cada um assuma a sua responsabilidade. Vai promover maior delegação, mais simplicidade, mais flexibilidade e maior acolhimento de novas ideias. Mas, claro, sempre que a gente tem maior poder, vem maior responsabilidade e necessidade de mostrar mais resultados. Isso trará mais eficiência e um sentimento de pertencimento ao time que somos. O Crea é a nossa razão de ser. Vamos trabalhar não pela unidade, mas pelo Sistema Confea/ Crea e Mútua”.

Convite
Joel mais uma vez conclamou pela participação de cada funcionário da Casa. “Preciso que cada um de vocês participe do programa. Acredite, insista, mesmo quando não compreenda ou tenha uma vontade grande de criticar. Acredite no programa, que é um programa de um coletivo. Estamos dando o melhor para construir algo grande. Vamos acertar, vamos errar, vamos ter que fazer mudanças, mas é importante que cada um de vocês se sinta participante dessa mudança. E quem sabe, em breve, poderemos comemorar juntos todas as nossas conquistas. Poderemos ter realmente a cultura da inovação dentro da nossa instituição. Se tivermos essa cultura, tudo vai acontecer mais naturalmente, de maneira mais leve para todos”, disse, agradecendo a todos os envolvidos na construção do programa. 
 

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea

Fotos: Marck Castro/Confea