Brasília, 23 de agosto de 2024
Fiscalização, valorização profissional e fortalecimento da representatividade no Sistema Confea/Crea e Mútua foram os destaques da 3ª reunião ordinária de 2024 da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Química – CCEEQ, conforme registrou o coordenador do grupo, Rodrigo Moure. “Foi uma reunião bem proveitosa, houve participação de vários coordenadores, conselheiros federais e, ainda, do presidente do Confea, toda a pauta foi cumprida, foi ótimo”, avaliou.
Moure explicou que a fiscalização de profissionais e empresas na execução de atividades básicas de Engenharia Química envolve o processo de transformação de matéria, como indústrias de produtos químicos, indústrias têxteis, indústrias farmacêuticas, indústrias de alimentos, indústrias do segmento de materiais plásticos, indústrias de bebidas, indústrias petroquímicas, etc.
Já a pauta da valorização da Engenharia Química passa por três pilares: i) contratação mediante salário mínimo profissional; ii) contratação somente de engenheiros químicos para as atividades dessa modalidade. Conforme relatos dos coordenadores, há diversas empresas que apresentam a ausência de responsabilidade técnica por profissional legalmente habilitado em vários segmentos de atuação em indústrias de transformação da matéria, comprometendo a segurança da sociedade; iii) elaboração de um plano de ação junto às instituições de ensino, visando a orientação e conscientização quanto às atividades, ao registro profissional e às responsabilidades dos graduandos dos cursos de Engenharia Química.
A próxima reunião da CCEEQ será em Belo Horizonte (MG), de 12 a 14 de novembro.
Beatriz Craveiro
Equipe de Comunicação do Confea