Brasília, 22 de maio de 2024.
Na manhã desta quarta-feira (22), durante a Sessão Plenária nº 1674, os conselheiros federais aprovaram os nomes dos profissionais e das empresas que serão homenageados durante a 79ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (Soea), que será realizada de 07 a 10 de outubro, em Salvador (BA).
Conheça os indicados:
Medalha do Mérito
Eng. civ. Lauro Julião de Souza Sobrinho (Crea-AC)
Eng. agr. Fernando Antonio Rodriguez (Crea-DF)
Eng. civ. Lucio António Alves de Macedo (Crea-MA)
Eng. agr. Liovando Marciano da Costa (Crea-MG)
Eng. eletric. Marcos Vinicius Santiago Silva (Crea-MT)
Eng. civ. George Cunha (Crea-PB)
Eng. civ. José Roberto de Souza Cavalcante (Crea-PE)
Eng. civ. Cid de Castro Dias (Crea-PI)
Eng. agr. Tumoru Sera (Crea-PR)
Eng. civ. Sergio Hampshire de Carvalho Santos (Crea-RJ)
Eng. de Minas Homero Delboni Júnior (Crea-SP)
Eng. metalurg. Adolar Pieske (Crea-SC)
Livro do Mérito
Geól. AbeI Tenório Cavalcante (Crea-AL)
Eng. civ. Luiz Carlos Botelho Ferreira (Crea-DF)
Eng. mec. aeron. Antônio Telmo Nogueira Bessa (Crea-CE)
Eng. agr. Alfredo Scheid Lopes (Crea-MG)
Eng. agr. José Elias Moreira (Crea-MS)
Eng. civ. José Neutel Correia Lima (Crea-PB)
Eng. civ. e de Segurança do Trabalho Béda Barkokébas Júnior (Crea-PE)
Eng. civ. Aristides Athayde Cordeiro (Crea-PR)
Eng. ftal. Eugenio Pacelli Martins (Crea-RO)
Eng. agr. Bernardo Van Raij (Crea-SP)
Eng. mec. Eduardo Miers (Crea-SC)
Eng. civ. e de seg. do trab. Harold Stoessel Sadalla (Sobes)
Menção Honrosa
Universidade Federal do Acre – Ufac (Crea-AC)
Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal – CAESB (Crea-DF)
Universidade Santa Cecília – UniSanta (Crea-SP)
A Medalha do Mérito é uma honraria concedida a profissionais registrados no Crea que contribuem ou tenham contribuído para a melhoria dos serviços prestados pelo Sistema Confea/Crea e pela Mútua, ou para o desenvolvimento do país em áreas como economia, cultura, academia, ciência, técnica, classe, política, meio ambiente, ética ou sociedade. A inscrição no Livro do Mérito homenageia profissionais registrados no Crea, já falecidos, que se destacaram por relevantes serviços prestados. A Menção Honrosa é concedida a pessoas jurídicas que contribuíram para a melhoria dos serviços do Sistema Confea/Crea e da Mútua, bem como para o desenvolvimento socioeconômico, tecnológico e sustentável do país e a qualidade de vida das pessoas.
Tragédia no RS
Outro tema abordado na plenária foi a tragédia no Rio Grande do Sul. Na ocasião, a Mútua apresentou novos benefícios financeiros específicos para a calamidade. O diretor-presidente da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais, Francisco Almeida, anunciou uma assistência financeira mensal não reembolsável no valor de três salários mínimos durante quatro meses, prorrogável por até doze meses. Esse recurso visa auxiliar os profissionais do Rio Grande do Sul que enfrentam essa situação difícil. Saiba mais aqui.
A conselheira federal Carmem Petraglia, representante do Rio de Janeiro, ponderou: “Haverá muitas doenças decorrentes da tragédia, doenças mentais e respiratórias. Se a Mútua puder fazer tratativas no âmbito de pecúlios e financiamentos que aliviem a vida das pessoas nesse sentido e na reconstrução de suas vidas, seria muito interessante também".
Além disso, o presidente do Confea, Vinicius Marchese, informou que foi encaminhado à Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema (CCSS) um pedido do Crea-RS para permitir a isenção da cobrança de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) para os profissionais previamente cadastrados que atuarão na reconstrução do estado, conforme o decreto de calamidade. “Existe uma legislação que permite a isenção, desde que os valores sejam irrisórios. Reconhecemos a necessidade e estamos trabalhando para garantir a segurança administrativa ao aplicar esse dispositivo, sem incorrer em renúncia de receita. Acredito que até sexta-feira teremos uma resolução”, anunciou.
Indicações
Os conselheiros também aprovaram a indicação do eng. agr. Márcio Ender e do eng. agric. Carlos Antonio da Costa Tillmann, como titular e suplente respectivamente, para representar o Confea na Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no biênio 2024-2025. Além disso, aprovaram a indicação do eng. agr. Antônio Queiroz Barreto e da eng. agr. Andréa Brondani da Rocha, como titular e suplente respectivamente, para representar o Confea na Câmara Temática de Infraestrutura e Logística do Agronegócio do Mapa. Como representantes do Confea na Comissão Bipartite do Acordo Confea/Agência Nacional de Mineração (ANM), foram nomeados o eng. de minas Wenderson Laverrier Araujo Melo e o geól. Abdelmajid Hach Hach como titulares, e a eng. de minas Janaína Fátima Cerutti Munaretti e o geól. Carlos José Craveiro Maia como suplentes, para um mandato de dois anos, conforme estipulado no Acordo de Cooperação.
Beatriz Leal e Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro