Futuros engenheiros conhecem de perto o plenário do Confea

Brasília, 27 de fevereiro de 2025.

Com a participação de 50 estudantes de engenharia civil e engenharia de alimentos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, de Uberaba (MG), a Sessão Plenária nº 1702 do Confea foi iniciada de modo lúdico e explicativo. Cada deliberação em pauta foi explanada pela presidência e pelos conselheiros relatores para que os participantes do projeto Do Campus para o Campo vivenciassem os procedimentos adotados pelo pleno federal.  

Estudantes de engenharia civil e engenharia de alimentos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, de Uberaba (MG)

Promovido pelo Sistema Confea/Crea e Mútua, o programa é voltado a estudantes das áreas tecnológicas e visa aproximar os futuros profissionais da realidade do mercado de trabalho, combinando teoria e prática, como pontuou o presidente, eng. telecom. Vinicius Marchese. “Temos a satisfação enorme em trazer vocês para dentro do Sistema para que possam entender o que ele faz realmente e, assim, possam nos ajudar a construir um Sistema melhor. Enquanto presidente do Confea, estou trabalhando em uma proposta de transformação do Sistema para que ele entregue um bom serviço para vocês no futuro”, afirmou Marchese, que teve a fala complementada pelo vice-presidente, eng. ftal. Nielsen Christianni. “Este projeto é o símbolo da integração que o Sistema tem buscado com o campo da formação profissional. Vocês podem contar sempre com este Conselho Federal de Engenharia e Agronomia”, disse, desejando a todos um dia produtivo. 

Presidente do Confea, Vinicius Marchese


Além de conhecerem o funcionamento e as lideranças do Confea, ao longo do dia os estudantes assistem a palestras, visitam a ponte JK e conhecem o engenheiro civil Cláudio Marques, que esteve presente durante a construção desse monumento, considerado um ícone da engenharia brasileira.

Sessão Plenária nº 1702 do Confea realizada nesta quinta-feira

As boas-vindas foram dadas também pelo coordenador da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap), eng. civ. Osmar Barros Júnior. “Tudo o que diz respeito à formação e à atribuição profissional, ou seja, ao campo profissional, passa aqui pela Ceap. A Casa é de vocês, conheçam o Sistema”, incentivou os visitantes. 

Padronização
Na sequência, a Ceap colocou em pauta proposta de Plano de Trabalho das Ceaps Regionais para 2025, um documento que foi construído durante o Encontro de Representantes do Sistema, realizado pelo Confea em janeiro. “Os resultados dessa proposta serão revertidos em uniformização. É um trabalho que vem sendo feito nos últimos cinco anos com sucesso”, comentou o coordenador Osmar Barros.

De acordo com a iniciativa, até o final do ano as Ceaps irão discutir os seguintes assuntos: relacionamento da Tabela de Obras e Serviços (TOS) com atribuições profissionais; proposta referente a quais requisitos para um sistema informatizado de cadastramento de instituições, cursos e atribuições profissionais deve atender; levantamento de principais discordâncias de atribuições concedidas em casos concretos de uma CEAP ou câmara, com fundamentação e proposta de harmonização; discussão sobre carga horária; discussão sobre o Parecer 19/1987, que trata da engenharia de segurança do trabalho; e interesse pelos cursos e profissões do Sistema Confea/Crea, inclusão do empreendedorismo e inovação. 

Plenário lotado durante visita dos estudantes

Normativos
A Comissão de Organização, Normas e Procedimentos (Conp) apresentou duas propostas ao plenário, as quais foram aprovadas. A primeira trata do cronograma de atividades relativo à composição dos Plenários dos Creas para 2026, a ser cumprido no exercício de 2025. A outra propositura sugere melhorias para o normativo que institui a concessão da Medalha do Mérito, Menção Honrosa e Livro do Mérito.
 
Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea 
Fotos: Thiago Sousa/Confea