Ficafé e Feira Sabores movimentam o Norte Pioneiro do Paraná

Feira Sabores chega ao seu segundo ano, paralelamente à Ficafé
Com aumento de participações de produtores, Feira Sabores chega ao seu segundo ano, paralelamente à consagrada Ficafé, em Jacarezinho-PR

 

Brasília, 19 de outubro de 2023.

As cadeias produtivas da cafeicultura,  fruticultura,  olericultura,  produção de orgânicos e avicultura do Norte Pioneiro do Paraná estão em evidência de 17 a 19 de outubro, no Centro de Eventos da cidade de Jacarezinho. Novamente contando com o patrocínio do Confea, com investimento de R$ 30 mil, a 16ª Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná – Ficafé, considerada o maior evento da cafeicultura do Sul do Brasil, e a 2ª Feira Sabores do Norte Pioneiro contemplam essas atividades. Com o tema “Descubra as Riquezas do Norte Pioneiro do Paraná”, os eventos são promovidos pela Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná – Acenpp. Mesmo enfrentando chuva e vendaval na véspera dos eventos, a expectativa é de reunir mais de 3.500 pessoas.
 

Público  paranaense participa ativamente dos dois eventos, mesmo após o vendaval que prejudicou a montagem no Centro de Eventos da cidade do Norte Pioneiro do Paraná
Público  paranaense participa ativamente dos dois eventos, mesmo após o vendaval que prejudicou a montagem no Centro de Eventos da cidade do Norte Pioneiro 


Conforme o coordenador da Feira, eng. agr. Adhemar Augusto Martins, além dos cafés especiais, o público participante tem acesso a produtos diferenciados do agro, tais como, frutas, hortaliças, orgânicos, doces, geleias, cachaça, suco, mel, morango e goiaba. “São 30 expositores internos de insumos e ainda expositores institucionais, como o Confea, além de estandes para produtos e serviços. Na área externa, temos ainda 25 expositores de maquinários como secadores de café, tratores, equipamentos para a avicultura e outros”.

Funcionário do SetRP do Confea, Glênio Furtado, entre Odemir Capello e ex-presidente do Crea-PR, eng. agr. Nilson Cardoso
Funcionário do SetRP do Confea, Glênio Furtado, entre Odemir Capello e o ex-presidente do Crea-PR, eng. agr. Nilson Cardoso, no estande do Confea na Ficafé e Feira Saboes


O êxito do evento que, apesar dos imprevistos iniciais, deve superar a participação de 3,5 mil pessoas, se deve, segundo Adhemar, ao trabalho de prospecção de novos parceiros, inclusive de novas cadeias produtivas. “Hoje a Ficafé e a Feira Sabores são grandes eventos do agronegócio regional. O evento está sendo um sucesso, apresentando produtos do território, oficinas de torra, gastronomia, degustação e harmonização de produtos, tendo transmissão do Ficafé Cast e ainda das palestras de uma das oito arenas pelo YouTube”.

Em depoimento ao podcast dos eventos, durante a abertura, o gestor do projeto de Cafés Especiais e consultor do escritório do Sebrae em Jacarezinho, responsável pela região do Norte Pioneiro, Odemir Capello, reforçou a continuidade e a ampliação da Ficafé e da Feira Sabores. “Ano passado, nós tínhamos 20 produtores na Feira Sabores, hoje temos 30. Ano que vem a ideia é ter 60, dobrar sempre. Estamos construindo esse território, isso não tem fim. A proposta de valor é tornar o Norte Pioneiro referência de produtos diferenciados do agro do Paraná para o Brasil e para o mundo. Nossa estratégia é a colheita para o desenvolvimento, trabalhando a territorialidade, construindo todo dia essa transformação nesse território”, comentou.

Conexões
Odemir acrescentou que a Ficafé representa um instrumento para fazer conexões com as entidades, tecnologias e compradores. “A gente não permite a venda de produtos porque o comprador do atacado precisa ter a preferência. A gente está com consultores, com parceiros com assistência técnica, as cooperativas de crédito, com a Universidade, o Instituto Federal, o Sebrae orientando para melhorar toda a questão dos produtos diferenciados, ampliando a atuação do Norte do Paraná no mundo todo”, descreve.

O Confea está sendo representado nos eventos pelo ex-presidente do Crea-PR, eng. agr. Nilson Cardoso. O patrocínio ao evento integra uma política de apoio que valoriza a atuação das entidades de classe em todo o país.

 


 

Programação atrai bom público às oito arenas
Programação atrai bom público às oito arenas 



Já em outro episódio do Ficafé Cast, ao lado da consultora do Sebrae, Thabata Alba, o consultor destacou que “o trabalho desenvolvido pelo Sebrae desde 2006, com foco no desenvolvimento territorial, vem crescendo e tem dado resultado. O Café Especial do Norte Pioneiro virou indicação geográfica, transformando uma região com um produto de qualidade boa, mas que não era reconhecida por isso. E isso levou a gente também a criar a Feira Sabores, já que agora, além do café do Norte Pioneiro, temos as indicações geográficas também da goiaba e do morango. E agora estamos trabalhando também a pamonha. A ideia é a transformação, fazendo com que esses produtos fiquem reconhecidos internacionalmente”.  
 

A valorização do Sebrae ao evento também foi destacada pela consultora Thabata Alba
A valorização do Sebrae ao evento também foi destacada pela consultora Thabata Alba 


“A gente está trabalhando com os produtores também na parte de acesso ao mercado, fazendo conexões. O papel não é apenas transformar o produto em diferenciado, mas dar condições para a comercialização e ajudar o pequeno produtor, conforme o conceito da feira deste ano, que é ‘Descubra as Riquezas do Norte Pioneiro’”, ressalta a consultora Thabata Alba, que citou ainda a diversidade da programação dos eventos. “Estamos tendo palestras, oficinas e painéis em oito espaços diferentes e simultâneos,  além de concurso e leilão de cafés especiais. Este ano trouxemos um espaço de gastronomia, que cria receitas com os produtos diferenciados do agro”, diz.

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea
Com a colaboração e fotos de Glênio Furtado (Setor de Relações Públicas - SetRP)