![Mesa de trabalhos da ConSoea](/midias/_j1a8293-aprimorado-nr.jpg)
Brasília, 19 de outubro de 2023.
Equilibrar aspectos da cultura, da natureza baiana e representar as profissões do Sistema foram algumas das preocupações da Comissão Organizadora Nacional da 79ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia – ConSoea, durante sua oitava reunião ordinária, realizada nesta quarta-feira (18/10), no auditório do Confea. Assim, a identidade visual do evento que tomará o Centro de Convenções de Salvador, de 7 a 10 de outubro do próximo ano, está prestes a ser definida para começar a ser executada. “Com essa definição, será possível trabalhar no projeto 3D do evento, a partir de elementos culturais, mas com muita inovação”, comentou a secretária da ConSoea, publicit. Sílvia Girardi.
No mês passado, a ConSoea e o plenário haviam aprovado o tema do evento: “Educação, tecnologia e inovação para um futuro sustentável”. Na visão do presidente em exercício do Confea, eng. eletric. Evânio Nicoleit, a definição da identidade visual estabelece uma diretriz, “embora saibamos que, ao longo desse período de um ano, haverá diversos desdobramentos onde será possível conduzir alguns aprimoramentos necessários”.
![Mesa de trabalhos da ConSoea](/midias/_j1a8275-aprimorado-nr.jpg)
As participações remotas do presidente em exercício e da assessora do Crea-RS, Denise Friedrich, foram acompanhadas presencialmente pelo chanceler do Mérito, geol. Mário Cavalcanti, pelo coordenador da Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais), eng. agr. Francisco Lira; pelo chefe do Setor de Relações Públicas, Marcos Magalhães de Farias; pelo presidente em exercício do Crea-BA, eng. civ. Jaime da Cruz; pela presidente em exercício do Crea-GO, eng. amb. Wanessa Silva Rocha; pelo presidente em exercício do Crea-RS, eng. civ. João Luís Collares; pelo representante do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), eng. civ. Lúcio Henrique Bandeira; pelo representante das coordenadorias nacionais de câmaras especializadas, eng. ftal. Reginaldo Rocha Filho, e ainda pela coordenadora de comunicação e marketing do Crea-BA, Vanessa Costa.
Auditórios, salas e outros espaços
“Trabalhamos muito nessas plantas para proporcionar a melhor experiência ao participante”, disse o chefe do SetRP, Marcos Farias, antes de as propostas sobre o uso dos espaços do Centro de Convenções de Salvador serem aprovadas unanimemente, planta a planta, pelos integrantes da ConSoea.
![Chefe do setor de Relações Públicas, Marcos Farias](/midias/_j1a8277-aprimorado-nr.jpg)
Com a manutenção de experiências que deram certo na Soea de Gramado, como as catracas digitais acessíveis por QR Code, e outras que precisarão ser descontinuadas, em decorrência da arquitetura do local, é possível descrever que a Soea de Salvador apresentará espaços mais integrados, proporcionando uma convivência mais próxima para os participantes do evento em dois pisos do Centro de Convenções. “Teremos o controle de acesso, inclusive com totens digitais e balcões de credenciamento, semelhante ao que houve em Gramado”, comenta ainda Farias.
![Detalhe da infraestrutura do Centro de Convenções de Salvador](/midias/_j1a8288-aprimorado-nr.jpg)
O auditório principal com 2.500 lugares, no térreo, será utilizado juntamente com o espaço da ExpoSoea, onde ficarão os estandes dos Creas e ainda do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), do Confea e da Mútua, além da Ilha da Inovação, da Ilha Contecc e da praça de alimentação. “Dessa vez, contaremos também com a Praça da Inovação, um ambiente que contemplará a Arena para 500 pessoas, startups e áreas de convivência. Pela disposição do espaço, a posição dos estandes dos Creas será por sorteio”, descreveu a secretária da Soea, Sílvia Girardi. Vanessa Costa, coordenadora de comunicação e marketing do Crea-BA, destacou que estarão presentes estandes com comidas regionais. “Certamente não faltará acarajé e muita animação”, comentou.
No segundo piso, ficarão os demais espaços para os debates e apresentações que movimentam a Soea. “Como todo o Centro de Eventos é espelhado, teremos uma disposição idêntica duplicada e mais concentrada, cada ala terá: três auditórios para 200 pessoas, um auditório para 300 pessoas e ainda três para 100 pessoas, além das salas de apoio para as equipes de trabalho, gabinetes do Confea e do Crea-BA, salas de imprensa e outras”, acrescenta Sílvia.
Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro e Romina Alencar/Confea