Brasília, 15 de maio de 2023.
A agenda ESG - Meio Ambiente, Social e Governança (do inglês Environmental, Social and Corporate Governance) é um dos assuntos mais discutidos da atualidade e não poderia faltar na programação do 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (Cbesa), o Congresso da Abes. O tema será destaque em dois painéis, sendo um sob a ótica da comunicação e outro na perspectiva da gestão.
Com a realização da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) e apoio do Confea, o mais importante evento de saneamento ambiental do Brasil será promovido, de 21 a 24 de maio, no Expominas, em Belo Horizonte/MG. As inscrições estão abertas aqui: https://congressoabes.com.br/inscricoes/.
O painel “ESG no saneamento: o papel da comunicação”, da Câmara Temática de Comunicação no Saneamento da Abes, abordará como os conceitos de ESG impactam na atuação dos profissionais de comunicação e sua relação com o saneamento e como esta visão inovadora contribui para o meio ambiente e o diálogo do setor com a sociedade. A discussão acontecerá em 22 de maio.
Por sua vez, o painel “Melhorias na Gestão pautada por Práticas do ESG, os reais ganhos” é organizado pelo Comitê Nacional de Qualidade da Abes (CNQA). A mediadora será Samanta Tavares, subsecretária de Recursos Hídricos e Saneamento Básico da Secretaria Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo e coordenadora-geral do CNQA. O debate será no dia 23.
No mesmo dia, o público poderá saber mais sobre “Os caminhos da universalização dos serviços de saneamento”, durante a palestra magna ser proferida pelo ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho. Já o secretário nacional de Saneamento, Leonardo Picciani, marcará presença no painel inaugural do congresso.
Sobre o congresso
Nesta 32ª edição, o tema central será “Saneamento Ambiental: desafios para a universalização e a sustentabilidade”. Considerado o mais importante encontro sobre a engenharia sanitária e ambiental do Brasil, o Congresso da Abes terá mais de 50 painéis de discussão. Referência para a comunidade acadêmica, o evento terá apresentação de cerca de mil trabalhos técnico-científicos.
Confira a programação na íntegra: https://congressoabes.com.br/programacao/.
Os painéis estarão divididos entre diálogos setoriais, sessões de câmaras temáticas e sessões com quatro eixos: esgoto, resíduos e economia circular, recursos hídricos e meio ambiente, e desenvolvimento operacional e inovação das empresas de saneamento.
Voltando ao seu formato totalmente presencial, o congresso envolverá a comunidade acadêmica, especialistas do setor e organizações parceiras do Brasil e outros países para discutir os temas mais relevantes em engenharia sanitária e ambiental em sua concepção mais ampla, abordando desafios, políticas públicas, soluções e tecnologia.
O evento tratará todas as dimensões do saneamento ambiental e ainda meio ambiente, recursos hídricos e saúde pública, discutindo tecnologia, operação, eficiência, planejamento, financiamento e gestão.
Feira de tecnologia
Em conjunto com o congresso será realizada a Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental (Fitabes), reunindo os maiores e mais atuantes fornecedores de tecnologia, materiais e equipamentos do setor de saneamento. Todas as atividades do congresso e da Fitabes serão presenciais, tanto para congressistas quanto para palestrantes e expositores.
Sobre a Abes
Com 56 anos de atuação, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) é uma associação com fins não econômicos, que reúne no seu corpo associativo cerca de 10 mil profissionais do setor.
Integrante do Colégio de Entidades Nacionais do Sistema Confea/Crea, a associação tem como missão ser propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas.
É a associação brasileira que reúne a diversidade de profissionais e organizações do setor: empresas públicas e privadas, governos, prestadores de serviços, fornecedores, universidades e profissionais de diversas faixas etárias e várias áreas relacionadas ao saneamento, além da engenharia.
Equipe de Comunicação do Confea, com informações da Assessoria de Comunicação da Abes