Confea participa de oficina de educação em defesa agropecuária

Brasília, 17 de novembro de 2022.

Nesta semana, o Confea marca presença na primeira edição da Oficina de Educação e Comunicação em Defesa Agropecuária, realizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A agenda promove a exposição de experiências de agências de defesa agropecuária de todo o país, como detalha o conselheiro federal, eng. agr. Luiz Lucchesi, que representa o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia no evento. “O foco principal é a educação sanitária e socioambiental, com participação colaborativa interagências para fomento e execução da educação em saúde única”, comenta, detalhando que a programação abrange temas como saúde humana, animal e ambiental, qualidade do alimento, da água, do ar, produção agropecuária, agricultura familiar e extensão rural. “Certamente seremos procurados para apoiar ações em que nossos profissionais são essenciais, uma vez que o objetivo da oficina é estabelecer redes de colaboração, nas quais Conselhos de Classe são fundamentais”, salienta Lucchesi, que está à frente da Comissão de Educação e Atribuição Profissional do Confea.

Conselheiro do Confea, eng. agr. Luiz Lucchesi (esq.), e o diretor do Departamento de Serviços Técnicos da Secretaria de Defesa Agropecuária, José Luis Ravagnani Vargas (3º da esq. p/ dir.), acompanhados de organizadores da oficina 

A oficina, que acontece entre os dias 16 e 18, na sede da Embrapa, em Brasília (DF), visa estabelecer a estrutura organizacional e o planejamento estratégico, com definição do sistema de gestão do Programa Nacional de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária (Proesa), cujo objetivo é promover, por via educativa, a sanidade, inocuidade e qualidade dos produtos agropecuários brasileiros e de seus derivados. A iniciativa é uma oportunidade para colocar em prática e de modo coletivo a instrução normativa que estabelece o programa.

Participam da agenda profissionais dos serviços oficiais de defesa agropecuária estaduais e federais, representantes do setor produtivo, de entidades de classe, de defesa do consumidor e universidades e instituições de pesquisa, como Fundação Nacional de Saúde, Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, Universidade de São Paulo e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente.

Confira aqui alguns trechos da oficina.


Equipe de Comunicação do Confea