Exposição do Geoparque inaugura 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Brasília

Brasília, 05 de novembro de 2024. 

Entre os dias 5 e 10 de novembro, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) promove a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece ao lado do Museu Nacional, em Brasília. O evento, que é um dos principais encontros de divulgação científica no país, traz como tema "Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais" e se consolida como um espaço de reflexão e interação sobre a biodiversidade e a riqueza cultural brasileiras.

A programação desta terça-feira incluiu a inauguração da exposição do Geoparque, uma mostra que destaca a importância da popularização científica e da preservação do patrimônio geológico. Em sintonia com os objetivos da SNCT, a exposição busca aproximar o público dos conceitos e das histórias que formam a base geológica do país. Geoparques são espaços dedicados ao estudo e à educação ambiental  reconhecidos pela Unesco como áreas de preservação.  Eles conservam vestígios da evolução da Terra, incluindo fósseis, formações rochosas e evidências de eras geológicas passada

geoparque_chapada2.jpg


Entre as ações para fomentar a valorização desses espaços está o patrocínio do Confea a publicações importantes, como o livro "Geoparque de Chapada dos Guimarães", realizado em parceria com a Associação Profissional dos Geólogos do Estado de Mato Grosso (Agemat), a Associação de Geólogos de Cuiabá (GeoClube) e a Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo). A obra sistematiza o conhecimento técnico sobre processos geológicos, tornando-o acessível para profissionais do turismo, comunidades locais e estudantes, incentivando o geoturismo e o desenvolvimento sustentável. Confira aqui o livro

geoparque_serido.jpg
.

 

Outro exemplo de apoio patrocinado pelo Confea é o livro "Geoparque Seridó: geodiversidade e patrimônio geológico no interior potiguar, que retrata o território de municípios como Cerro Corá, Currais Novos e Acari, apresentando 21 locais de interesse geológico". A obra expõe a importância ambiental, econômica e cultural desses geossítios, incentivando o turismo sustentável e reforçando o valor do patrimônio geológico do interior potiguar.

O apoio do Confea a publicações sobre geoparques demonstra o compromisso com a difusão do conhecimento técnico-científico e com a valorização da geodiversidade nacional. A participação de geoparques na SNCT contribui para tornar o conhecimento geológico mais acessível e interessante ao público, fortalecendo a educação científica e o reconhecimento do valor do patrimônio natural do Brasil.

Para saber mais sobre a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) clique aqui.


 

Fernanda Pimentel com informações do MCTI
Equipe de Comunicação do Confea
Foto: MCTI