Encontro de Tecnologia da Informação apresenta temas e soluções no âmbito do Sistema 

Brasília, 21 de novembro de 2022.


Na sexta-feira (18/11) foi realizado o 4º Encontro de Tecnologia da Informação (Entic) do Sistema Confea/Crea. O Entic tem como objetivo promover um brainstorm dos principais acontecimentos do ano, bem como trazer as iniciativas de maiores relevâncias que estão sendo conduzidas pelo Confea, pelos Creas e pela Mútua, no âmbito das TIs, além de proporcionar aos Regionais a possibilidade de exporem seus cenários e contribuir para a evolução do Sistema.

Gerente de Tecnologia da Informação do Confea, Rodrigo Borges

Um dos temas debatidos foram as “Eleições via internet e Atualização Cadastral”. Na ocasião, o gerente de Tecnologia da Informação do Confea, eng. comp. Rodrigo Borges, e o assessor de Tecnologia da Informação Sérgio Martins situaram os participantes sobre esses dois anos de eleição pela internet. “A diferença entre o primeiro pleito, realizado ano passado, e o de 2022 são alguns requisitos e procedimentos que foram autorizados, como a utilização do certificado digital para efetuar o voto, ainda que algum dado estivesse desatualizado o profissional pode votar”, esclareceu o gerente Rodrigo. Segundo Borges, a expectativa é de que para o próximo pleito haja mais uma camada de autenticação. “Estamos em tratativas junto ao ministério para viabilizar o uso da certificação do gov.br. E para o próximo ciclo, assim que aprovadas as eleições em Plenário, trabalharemos o edital em janeiro para que em abril já tenhamos a empresa licitada”, informou.

Assessor de Tecnologia da Informação Sérgio Martins

O assessor Sérgio explicou a metodologia de seu grupo de trabalho, que inclui o mapeamento junto aos Regionais quanto aos procedimentos para atualização cadastral para que os dados possam ser compilados e compartilhados com a Gerência de Planejamento. Martins reforçou a necessidade de padronização de formulários em todos os Creas para que sejam corretamente recepcionados no sistema do Federal. “Para isso foi proposto para a CEF (Comissão Eleitoral Federal) que o processo de atualização cadastral seja permanente, no intervalo de seis meses, com os campos mínimos para compor. Além de definir regras para atualização cadastral entre o Confea e os Regionais e definir os questionamentos de consentimento”, esclareceu Martins. 

 

 

DPO do Confea, Alessandro Bruno

 

Na palestra sobre “Processos sobre LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e BI (Business Intelligence)”, o DPO (encarregado de proteção de dados, na sigla em inglês) do Confea, Alessandro Bruno, compartilhou com os participantes as contratações do BI, que contemplam licenças de visualizadores para os Creas e instâncias de acesso público para colocar dados para Transparência. “Assim poderemos ter grandes bases nacionais com essa integração. A outra licitação em andamento é da LGPD que tem dois objetos: o de implementação de serviços e o de lote de ferramentas de mascaramento de informação”, informou Bruno.

Assessor Fernando Henriques

 

Em relação à carteira digital, o assessor Fernando Henriques informou que a Gerência de Tecnologia da Informação (GTI) atuou no processo interno de alteração de resolução visando atender a demanda conforme foi tratada no Colégio de Presidentes em que há a inclusão da carteira digital como item principal e a opção da emissão de carteira física. Sobre as aquisições, Henriques informou que já existe a ata de registro das impressoras e insumos e que podem ser utilizadas pelos Regionais. “Cada Crea vai receber uma impressora e insumos, de acordo com a média utilizada nos últimos três anos. A empresa tem até 30 dias para entregar os equipamentos e insumos nos Creas, e se encontra na prorrogação desse prazo”, esclareceu.

Por fim, o Crea-DF apresentou o “Projeto de fiscalização Inteligente usando Processamento de Imagens com Inteligência Artificial” que está na primeira entrega. O gerente de projetos do Crea-DF, Paulo Garcia, apresentou os resultados da solução tecnológica com fornecimento, análise e processamento de imagens, de área do Distrito Federal, para a identificação de atividades, obras, e serviços de Engenharia, Agronomia e Geociências, visando a melhoria da fiscalização do Crea-DF por meio da inteligência artificial. “Já temos toda a documentação, análise técnica, e podemos compartilhar com outros Creas. Essa solução contempla várias áreas do Sistema, como por exemplo, o pessoal da CCEEE (Coordenadoria de Câmara Especializada de Engenharia Elétrica) pode mapear os locais que têm placas fotovoltaicas e realizar a fiscalização”, exemplificou. 

Sipe
No período da manhã, houve a apresentação do Sipe (Sistema Integrado de Processos Éticos), exibido pelo assessor do Confea e profissional de TI Marcelo Gomes. “A maioria dos Creas controla essas informações com planilha, não em sistema. A ideia é integrar tudo”, pontuou. O gerente de Tecnologia da Informação do Confea, eng. comp. Rodrigo Borges, complementou ressaltando a importância do Sipe para prestação de contas. “Recebemos requisições do TCU (Tribunal de Contas da União), da CGU (Controladoria Geral da União) e nem sempre se tinham todos os insumos necessários das instâncias anteriores, como câmaras especializadas e plenários regionais”, comentou.

A criação do Sipe foi um amplo trabalho de integração entre as lideranças, conforme pontuou Rodrigo. “Idealizamos os requisitos do sistema e desenvolvemos com apoio da CNCE (Coordenadoria Nacional de Comissões de Ética). Em seguida, apresentamos o projeto para a Ceep do Confea (Comissão de Ética e Exercício Profissional). A partir de então, coordenadoria e comissão passaram a interagir nos momentos de tomada de decisão”. O sistema agora aguarda homologação da Ceep.

Beatriz Leal e Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea