Encontro de Líderes contou com a presença do embaixador de Cabo Verde

Brasília, 03 de fevereiro de 2021.

 

Solenidade de abertura do 10º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea

Teve início nesta quarta-feira (03), o 10º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea, em que se realizou a primeira reunião do Colégio de Presidentes e do Colégio de Entidades Nacionais (CDEN). A solenidade contou com a presença do embaixador de Cabo Verde, José Pedro M. Chantre D’Oliveira, que na ocasião falou do potencial das relações bilaterais entre Brasil e Cabo Verde e a expectativa do estreitamento das relações institucionais com o Conselho Federal. 


Segundo Chantre D’Oliveira, a missão diplomática estará sempre a serviço daqueles que propõem reduzir os caminhos. Ele acredita que as relações históricas, culturais e a linguagem em comum contribuem para a relação entre os países. O embaixador aproveitou para repetir no CP as palavras ditas ao presidente da República, Jair Bolsonaro: “falando de relações comerciais, Cabo Verde é uma formiga, e o Brasil, um elefante. Entretanto, somos uma formiga com alma de elefante”, disse o embaixador. 

Presidente Joel e o embaixador de Cabo Verde, José Pedro M. Chantre D’Oliveira

Durante a abertura do evento, o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, falou da importância da atuação conjunta dos países. “O nosso planejamento estratégico tem como um dos objetivos aproximação com todos os países de língua portuguesa”, disse Joel, que também destacou o posicionamento estratégico de Cabo Verde, sua geografia, porta de entrada no mercado americano. Joel ainda agradeceu ao cônsul honorário de Cabo Verde no Espírito Santo, Fred Rosalem Heliodoro, por ter viabilizado a participação do embaixador no CP.

Sobre as tratativas para assinatura de um termo de reciprocidade entre a Ordem dos Engenheiros de Cabo Verde e o Confea, o presidente Joel sinalizou que ainda neste semestre deve ser oficializado. “Temos um termo de reciprocidade que deve ser pautado até março para análise do Plenário. Em julho será realizada a reunião da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), vamos tentar fazer assinatura do termo com Cabo Verde e Angola”, anunciou Krüger. 

Confira as fotos no Facebook do Confea 


O presidente do Confea ainda comentou a mudança do formato do Encontro de Líderes, que nesta semana realiza reunião do CP e do CDEN (Colégio de Entidades Nacionais). Na próxima semana serão realizadas as reuniões das coordenadorias distribuídas em cinco hotéis, a fim de que não haja aglomeração e as devidas adequações às normas sanitárias de combate à covid-19.


A eng. civ. Fátima Có, do Crea-DF,  como presidente do Regional anfitrião, saudou os participantes. Por sua vez, o presidente da Mútua, eng. civ. Paulo Magalhães, aproveitou para convidar os presidentes para conhecer a nova sede da entidade em Brasília. Em sua fala, o presidente do Crea-AM, Afonso Lins, se emocionou ao relatar a situação do estado em meio à crise de abastecimento de oxigênio, assim como a falta de medicamentos e profissionais. Afonso defendeu a importância do Grupo de Trabalho sobre a BR-319, que está em andamento no Crea Amazonense. “Se a rodovia estivesse asfaltada levaria 14 horas para transportar o oxigênio, entretanto, foram precisos quatro dias porque o transporte ficou atolado”, analisou Lins.  


Ações do Sistema

Presidente Joel durante o Colégio de Presidentes

Antes de encerrar os trabalhos pela manhã, Joel compartilhou com os presidentes as ações do Sistema, como o Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), com o Mercado Livre, o convênio com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a reunião com o Itamaraty sobre a proximidade com os países da CPLP.  O presidente ainda destacou as ações parlamentares que resultaram em reunião com o Ministério da Educação e o Ministério da Economia sobre a Resolução 64/2020, do Comitê para Gestão da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (CGSIM). “Amanhã o secretário de Advocacia da Concorrência e Competitividade, Geanluca Lorenzon, virá debater conosco essa resolução”, anunciou o presidente. Confira os temas destacados pelo presidente durante a apresentação.

No período da tarde, será eleito o novo coordenador do CP, assim como serão definidos os representantes do fórum no Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Confea/Crea e Mútua (Prodesu), no Grupo de Trabalho Ordem Econômica (GTOE) e no Programa Mulher. 

Confira as entrevistas dos presidentes à TV Confea

Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro/Tauan Alencar /Vanderlei Pereira