Em Sessão virtual, Plenário do Confea adia prazos da renovação do terço

Reunidos em Sessão Plenária virtual, os conselheiros federais de Engenharia e Agronomia aprovaram ajustes no cronograma de atividades da renovação do terço dos plenários dos conselhos regionais. Conforme o cronograma original, os Creas teriam até esta quinta-feira (30/4) para protocolizar junto ao Confea os processos de registro de entidade e instituições de ensino superior. A partir da decisão exarada na tarde desta terça-feira (28/4), os Creas poderão realizar esse procedimento até o dia 12 de junho.

Após esse passo, a Gerência Técnica do Conselho Federal terá até 10 de julho para analisar e instruir os processos decorrentes dessas solicitações de registro (esse prazo, originalmente, era 5 de junho). Os ajustes nessas etapas intermediárias do cronograma não impactam no prazo final: a data prevista para análise e decisão do Plenário do Confea sobre a composição dos plenários dos Creas se mantém entre 18 e 20 de novembro, como programado no primeiro cronograma aprovado.

Para o presidente em exercício do Confea, eng. civ. Osmar Barros Júnior, a adequação do cronograma era uma solução necessária. “Muitas entidades e instituições de ensino estão fechadas. Não temos como cobrar delas que apresentem as informações que o Crea precisa para montar os processos”. Ele complementa que o ajuste de datas demandará força-tarefa no Confea, quando os processos chegarem, para que o prazo final não fique comprometido.

Esse procedimento impacta na formação dos plenários dos Conselhos Regionais do exercício de 2021, pois para ter direito a representação no plenário do Crea, a instituição de ensino superior ou a entidade de classe deve ter seu registro homologado pelo Plenário Federal. O assunto é disciplinado pela Resolução nº 1.070/2015. Saiba mais sobre o processo de renovação do terço nesta página

Como ficou o cronograma aprovado nesta terça-feira (28/4):

 

Beatriz Craveiro
Equipe de Comunicação do Confea