Crea-AM realiza vistoria no terminal pesqueiro de Manaus

Manaus, 26 de agosto de 2020.

Representantes do Crea do Amazonas fiscalizam pesqueiro

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM), convidado pela Superintendência Federal do Ministério da Agricultura do Amazonas, realizou, na manhã desta segunda-feira (24), inspeção no Terminal Pesqueiro de Manaus, localizado na zona sul da cidade, no bairro Educandos. Representando o Conselho Regional, esteve presente o Presidente em exercício, Eng. Pesca. Daniel Borges, o assessor de relações institucionais, Eng. Civ. Jhosnny dos Santos, e o ouvidor do Crea-AM, Eng. Prod. Mec. Afonso Bernardes.

Quando estiver em pleno funcionamento, o local vai gerar empregos para profissionais vinculados ao Sistema como engenheiros de pesca, engenheiros mecânicos, engenheiros eletricistas, entre outros.

“Foi uma visita muito positiva, a abertura plena do terminal pesqueiro tem grande importância para os pescadores da cidade. Mas agora, o recomendado é que seja feito um laudo estrutural para guardar a segurança dos cidadãos”, avaliou o Eng. Pesca Daniel Borges, presidente em exercício do Crea-AM.

O terminal foi construído em 2006, porém nunca funcionou da maneira que foi idealizado. Atualmente está abandonado, funcionando apenas como ponto de desembarque do pescado. Durante a visita, o Crea-AM, em parceria com a Seinfra, realizou uma vistoria para analisar as condições estruturais do terminal, tanto na área dos frigoríficos, quanto na área administrativa.

“Neste momento, foi avaliado as condições da edificação para saber se corre riscos ou não e está sendo verificado o que pode ser feito no quesito engenharia para o terminal voltar a funcionar o mais rápido possível”, disse o Secretário de Estado, Carlos Henrique Lima.

O Crea-AM deu instruções para viabilizar a abertura plena do local. “O recomendado é que seja feito um laudo estrutural para saber a real situação da estrutura. No momento, não se pode afirmar nada por falta de parecer técnico”, afirmou Jhosnny do Santos, relações institucionais do Crea-AM.

Além do Conselho Regional, estiveram presentes na visita o Secretário de Estado da Seinfra, Carlos Henrique Lima, o Superintendente Federal de Agricultura do Amazonas, Guilherme Pessoa, e o Deputado Álvaro Campelo.

A iniciativa tem como objetivo principal dar encaminhamento na abertura plena do terminal, para desta maneira, facilitar a vida dos pescadores. Funcionando como um centro de distribuição, onde os pescados chegariam através das balsas, seriam tratados, processados e só depois sairiam para distribuição na capital.

Assessoria de Comunicação do Crea-AM