Coordenadoria de Agrimensura prioriza fiscalização na agenda 2020

Brasília, 2 de março de 2020.
 
Formação de engenheiros, fiscalização e valorização profissional serão os pontos altos da agenda de debates 2020 da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia de Agrimensura (CCEEAGRI), como adianta o titular desse fórum consultivo do Sistema Confea/Crea, eng. agri. Lucas Barbosa Cavalcante (Crea-AL). “O ponto principal é gerar documentação que uniformize os meios de fiscalização e a concessão de atribuição para os profissionais”, comenta na entrevista a seguir.

Eleito coordenador titular da CCEEAGRI, durante o 9º Encontro de Líderes Representantes do Sistema, o eng. agri. Lucas Cavalcante irá conduzir os trabalhos da agrimensura ao longo deste ano ao lado do tecg. geoproc. Ismael da Costa Silva (Crea-AM).     

Engenheiro agrimensor pela Universidade Federal de Alagoas (2013) e mestre em meteorologia, pela Universidade Federal de Alagoas (2015), Lucas Cavalcante atuou como diretor de Geoprocessamento na Secretaria de Planejamento de Alagoas. Atualmente é professor adjunto I do Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL), conselheiro titular do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL), além de consultor na área de geotecnologias.

Lucas Cavalcante (Crea-AL), à esquerda, e Ismael Silva.

Site do Confea: Dos assuntos tratados no 9º Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea e Mútua, quais são predominantes no plano de trabalho da coordenadoria?
Lucas Barbosa Cavalcante:
Basicamente, o plano de trabalho está sustentado em três grandes pilares: formação, fiscalização e valorização. Na formação, as ações estão voltadas a estabelecer uma melhor forma de análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos e ementas durante o registro de cursos junto aos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas), aprimorando as atribuições concedidas. Na fiscalização, as ações visam estabelecer critérios de análise das atividades realizadas, além de atualizações de manuais para auxiliar o trabalho dos Creas. No que tange à valorização, as ações serão voltadas à criação de propostas para inserção de benefícios dos profissionais da modalidade em Projetos de Lei, Resolução e Decisões Plenárias.

 

Site do Confea: Qual abordagem a coordenadoria dará às ações de fiscalização das atividades profissionais?
Lucas:
As proposituras serão para uma abordagem fiscalizatória mais tecnológica, com planejamento de ações baseado em informações interligadas, tanto com dados extraídos do próprio Sistema Confea/Crea, como de convênios com outros órgãos. E neste sentido a modalidade agrimensura pode contribuir muito com o Sistema.

 

Site do Confea: As profissões da área tecnológica são caracterizadas pelas realizações de interesse social e humano. Nesse sentido, quais grandes temas nacionais estarão na agenda prioritária da coordenadoria em 2020?
Lucas:
O grande tema que será incessantemente tratado é a valorização da vida. Ações estão sendo montadas com o intuito propor formas mais rígidas de fiscalização das atividades da modalidade que mais estão ligadas à vida humana, com o objetivo de evitar desastres como os vistos ultimamente e sempre visando à proteção da sociedade.

 

Site do Confea: No final de sua gestão à frente da coordenadoria, quais entregas espera fazer?
Lucas:
Pretendo entregar para os profissionais da modalidade agrimensura e para a sociedade propostas que sejam o espelho das suas necessidades. O ponto principal é gerar documentação que uniformize os meios de fiscalização e a concessão de atribuição para os profissionais.

 

Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro, André Almeida e Edinaldo Rufino/Confea