Confea e Ministério da Pesca preparam Acordo de Cooperação Técnica

 

CTACR
Alguns dos integrantes da Comissão Temática de Assistência Técnica e Crédito Rural, ao lado do diretor do Departamento da Indústria do Pescado do Ministério da Pesca e Aquicultura, Helinton Rocha (segundo da esquerda para direita em sentido horário)

Brasília, 1º de agosto de 2023.

A realização de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o Confea e o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) poderá ser um dos frutos da Comissão Temática de Assistência Técnica e Crédito Rural (CTATCR). Reunida ordinariamente pela terceira vez nestas segunda e terça-feira (31/7 e 1º/8), a Comissão recebeu nesta terça o diretor do Departamento da Indústria do Pescado da Secretaria Nacional de Pesca Industrial do Ministério da Pesca e Aquicultura, eng. agr. Helinton Rocha. A Comissão também buscará promover outros acordos de cooperação técnica com agentes financeiros que operam o crédito rural para ampliar a participação dos profissionais do Sistema.

Segundo o coordenador da Comissão, eng. agr. Daniel Galafassi, o país tem potencial para ampliar sua participação na cadeia do pescado, oferecendo respostas à sociedade por meio da participação do profissional regulamentado. “O país tem potencial de produção em água doce e salgada, o que é um diferencial em relação a outros países. Para valorizar a cadeia alimentar do pescado, buscaremos ampliar a responsabilidade técnica, oferecendo assistência técnica qualificada dos profissionais do Sistema, notadamente engenheiros agrônomos, engenheiros de pesca, engenheiros de aquicultura e outros direta e indiretamente relacionados a seus processos, como os engenheiros civis e engenheiros navais”, destaca, informando que o representante do ministério havia participado no início do mês de uma live organizada pela CTATCR para discutir o Plano Safra 2023/2024.

A comissão é formada ainda pelo conselheiro federal eng. agr. Alan Michel, pelo especialista eng. agr. Kleber Santos, coordenador do Colégio de Entidades Nacionais (Cden); e ainda pelos especialistas convidados engenheiros agrônomos Guilherme Augusto Costa Rios; Daniel Klüppel Carrara; José Gomes Fragozo Neto; José Renato Catarina Ribeiro e Gustavo de Farias Freitas. A assistência é conduzida pelo assessor da presidência do Confea, eng. agr. Flávio Bolzan.

CTACR Pesca 3
O papel ético dos profissionais do Sistema foi destacado pelo diretor do Ministério da Pesca como incentivo à elaboração do Acordo de Cooperação Técnica


 

Papel do profissional
Auditor fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com experiência junto ao Sistema Confea/Crea como coordenador da Câmara de Agronomia e da Comissão de Ética, além de diretor do Crea-MS, Helinton Rocha também manifesta sua satisfação com a expectativa de promover a parceria entre o ministério e o Confea. “A responsabilidade social do profissional do Sistema está prevista no artigo 1º da Lei 5.194. Nesse sentido, o responsável técnico é parte importante na estrutura da Economia das Águas, participando da produção alimentar com outros campos profissionais e tornando o Brasil um grande ‘player’ do mercado da alimentação do mundo”, considera.


Para o engenheiro agrônomo, o pilar central para amparar essa participação junto à sociedade é a ética profissional. “Ela tem como base seu conhecimento transformador da realidade. Nesse sentido, a Comissão Temática de Assistência Técnica e Crédito Rural do Confea promover essa proximidade com o Ministério da Pesca é bastante representativo, no sentido de que esse ACT nos auxilie a desenvolver o potencial da Aquicultura e da Pesca”, diz, considerando que a Amazônia Azul contempla uma área maior que a própria Amazônia, ao citar que a área do litoral brasileiro corresponde a mais de 8,5 mil quilômetros quadrados.
 

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea