Brasília, 21 de julho de 2020.
A Comissão Organizadora Nacional da 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Con77Soea) deliberou adiar o evento de novembro deste ano para o período de 4 a 7 de maio próximo, como única edição em 2021. A proposta definida na segunda-feira (20/7) seguiu para reunião da Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais) agendada para o fim desta terça (21/7) e posterior encaminhamento para o plenário do Confea, que terá sessão entre quarta e sexta-feira desta semana.
A alteração do calendário leva em conta a “evolução dos casos de covid-19 no Brasil e as diretrizes divulgadas pelo Ministério da Saúde, que recomenda o adiamento de eventos com grande participação de pessoas como medida de precaução frente à epidemia”, como destaca a deliberação da Con77Soea. Outro fundamento é o Decreto Municipal nº 1313/2020, que veda a realização de eventos presenciais durante o estado de emergência, em Goiânia, cidade que irá receber a próxima Semana Oficial.
O documento pondera ainda as questões logísticas e de organização neste tempo atípico de crise sanitária. A redução e cancelamento de voos, e a instabilidade das empresas fornecedoras e de montagem de estandes, em razão das paralisações e suspensões das atividades comerciais, são alguns dos obstáculos neste momento.
Todas esses impasses demandam planejamento e soluções, como explica o conselheiro federal e integrante da comissão organizadora, eng. civ. João Carlos Pimenta. “Como a Soea é um evento que não se resolve em uma semana ou um mês, por conta da sua dimensão, é necessário mais tempo para que seja formatado com as devidas medidas de proteção e para que se evite desperdício de dinheiro, tempo e mão de obra”, argumenta.
Da mesma forma, o presidente do Crea anfitrião da 77ª Soea esclarece que a proposta de adiamento é por questões técnicas. “Sendo em maio de 2021 teremos mais tempo para licitar os serviços dentro do planejamento necessário para realizar o evento como previsto: moderno, sustentável e com segurança para os participantes, palestrantes e funcionários do Confea e Creas”, reforça o eng. agr. Francisco Almeida, liderança do Crea-GO, ao informar que a comissão organizadora tem trabalhado para garantir que a próxima edição seja um projeto de estado inovador, tanto do ponto de vista tecnológico quanto ambiental. “Pretendemos concluir ainda neste ano a programação, que promete ser inédita; mas para isso precisamos da autorização do plenário do Confea para confirmarmos a data com os fornecedores, palestrantes e o centro de convenções que já está com a agenda do próximo ano lotada”, acrescenta.
Na avaliação da Mútua, que é parceria do Confea na realização da Soea, postergar a agenda demonstra precaução e razoabilidade na atual conjuntura. “Este adiamento é a medida mais correta e prudente”, ressalta o eng. agr. Claudio Calheiros, diretor de Benefícios e Tecnologia que está no exercício da presidência da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea. “O público que, em geral, é de 4 mil pessoas abrange profissionais com idade acima de 60 anos, além dos homenageados das Honrarias do Mérito. Reunir essas pessoas agora seria colocá-las em risco e o que precisamos fazer e preservar a vida de todos”, reitera Calheiros.
A videoconferência da Con77Soea foi presidida pelo engenheiro civil Osmar Barros Jr., presidente em exercício do Confea e teve participação do presidente do Crea-GO, eng agr. Francisco Almeida; presidente do Crea-TO, eng. civ. Marcelo Maia; coordenador da Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais), eng. civ. João Carlos Pimenta; coordenador da Comissão do Mérito, eng. mec. Carlos de Laet Simões Oliveira; coordenador nacional representante das Coordenadorias de Câmaras Especializadas dos Creas, eng. eletric. José Antônio Latrônico Filho; representante-adjunto do Colégio de Entidades Nacionais na ConSoea, Auro Doyle; superintendente de Estratégia e Gestão do Confea, Renato Barros; gerente de Comunicação do Confea, Felipe Pasqualini; secretária executiva da Soea no Confea, Silvia Nunes; assistente da Con77Soea, Marcos Magalhães; presidente em exercício da Mútua, eng. agr. Cláudio Calheiros; gerente de Comunicação da Mútua, Margareth Vicente; e secretária-executiva da Soea no Crea-GO, Abadilene Marques.
Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea