Com oficialização de prêmio, Crea-MS realiza X Semana Ambiental

Brasília, 26 de junho de 2023.

Com a previsão da participação de 400 profissionais, estudantes e acadêmicos e ainda a distribuição de mudas nativas, a X Semana de Meio Ambiente do Crea-MS será realizada de 28 a 29/6, na sede do Regional. Este ano, o evento contará ainda com a oficialização do Prêmio Ipê Amarelo de Meio Ambiente, a ser entregue a responsáveis por cinco iniciativas voltadas à sustentabilidade. O evento conta com o apoio do Confea, por meio de recursos para a locação de estande.

Distribuição de mudas é uma das marcas da Semana
Distribuição de mudas é uma das marcas da Semana

Segundo o gerente de Relações Institucionais do Crea-MS, eng. agr. Bruno Dantas, serão distribuídas cerca de mil mudas de ipê amarelo, ipê roxo, cumaru, bocaiuva e outras espécies nativas. “A distribuição será sempre no período da tarde, acompanhada de oficinas sobre como plantar a muda com profissionais e estudantes de Agronomia”, informa. Já à noite, haverá as palestras técnico-institucionais sobre temas relacionados à atuação profissional para a preservação ambiental.

“O apoio do Confea vem a calhar para ajudar muito na estruturação do evento. A gente tem algumas dificuldades na contratação de estrutura. Essa modalidade de patrocínio de estande vai ajudar muito. E quem for ao estande de distribuição das mudas, vai estar conhecendo o Confea, entendendo como funciona o sistema profissional”, considera o gestor. O apoio investido pelo Confea é de R$ 20 mil.


Prêmio Ipê-Amarelo e programação
Realizada de forma intercalada, a Semana de Meio Ambiente do Crea-MS se consolida no calendário da entidade. “Tivemos alguns anos sem realizar o evento, em 2020, em decorrência da pandemia. Em 2021, realizamos a distribuição de plantas por meio de drive thru, na frente do Crea, sempre envolvendo a sociedade, profissionais, Crea-Júnior, estudantes. Atrai bastante a população”. 

Bruno Dantas informa que o Prêmio Ipê Amarelo de Meio Ambiente homenageia algumas empresas e profissionais com propostas de preservação de meio ambiente. “Ano passado foi apenas uma homenagem. Este ano ficou como 2º Prêmio, reconhecendo cinco ações que contribuam para a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade”. 

Quanto às palestras, o engenheiro agrônomo esclarece que elas serão voltadas inclusive para profissionais do interior. “Teremos a participação do promotor de justiça Luciano Furtado Loubet sobre aterros sanitários. Poucos atendem o Estado. No encerramento do evento, a advogada Rosângela Maria Rocha Gimenes, do Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul – Imasul, falará sobre a municipalização do licenciamento ambiental, que é estadual, e muitos municípios gostariam que fosse municipalizado. Ainda é um processo muito difícil de acontecer. Poucos municípios fazem o licenciamento”.

 

Equipe de Comunicação do Confea