Brasília, 22 de julho de 2020.
Na quinta-feira (09), o Conselho de Comunicação e Marketing (CCM) se reuniu virtualmente e discutiu andamento de novas campanhas publicitárias para o segundo semestre. A partir de agosto começa a ser veiculada na TV fechada, outdoor nas 27 capitais e pelas redes sociais peças em que se destaca o trabalho das profissões do Sistema Confea/Crea . “A proposta para a campanha Fiscalização vai destacar a função do nosso Conselho tanto para o profissional como para a sociedade, de forma clara com peças publicitárias de excelentes qualidade.”, explicou a representante do Colégio de Presidentes, Carminda Pinheiro (Crea- AC).
Entre as campanhas que serão veiculadas no segundo semestre estão a campanha “Atuação da Fiscalização”, que tem como objetivo informar à população sobre o trabalho desenvolvido pelo Sistema Confea/Crea e Mútua no sentido de fiscalizar as obras e serviços das profissões regulamentadas. O intuito é mostrar para a sociedade as diversas frentes de atuação desse trabalho, como por exemplo, a fiscalização hospitalar, a fiscalização de obras públicas, a fiscalização de grandes eventos, entre outros.
A utilização de energias cujos recursos são naturalmente restabelecidos, como sol, vento, chuva e marés é uma realidade mundial e será tema da campanha “Energia Renováveis”, que vai divulgar como a engenharia auxilia no desenvolvimento socioeconômico ambiental, de forma sustentável, por meio dos projetos de energia renovável. A campanha atende a Proposta Nacional Sistematizada (PNS) 16, aprovada no 10º Congresso Nacional de Profissionais (CNP) realizado em Palmas (TO), ano passado. A iniciativa foi elogiada pelo representante das Coordenadorias de Câmaras Especializadas dos Creas no CCM, que também está à frente da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Agronomia (CCEAGRO), eng. agr. Thiago Castro. “Aproveito para parabenizar a Cais e a presidência do Confea por estarem trabalhando com o objetivo de dar encaminhamentos reais às propostas do CNP, ponto altamente criticado pelos profissionais durante o Congresso.”, disse o coordenador.
Em outubro, mês em que se comemora o Dia do Agrônomo, será veiculada a campanha “A Importância da Agronomia”. Aspectos como a produção agroecológica, convencional e na agroindústria serão abordados. “A intenção é mostrar como esse trabalho é fundamental para a vida das pessoas, garantindo, entre outras coisas, os alimentos que chegam às mesas das pessoas. Na ocasião, o representante do Colégio de Entidades Nacionais (Cden) e presidente da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeb), eng. agr. Kleber Santos, colocou-se à disposição para contribuir nos conteúdos e na indicação de profissionais que estejam na linha de frente da segurança alimentar.
Para celebrar os 86 anos do Confea e o Dia do Engenheiro, no dia 11 de dezembro, terá continuidade a campanha “Contrate um Engenheiro – fase 2”, que tem como objetivo a valorização profissional, além da abordagem de utilidade pública em conscientizar a sociedade importância de se contratar profissionais de engenharia e de agronomia devidamente registrados e com a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) para todo e qualquer serviço de engenharia. “O intuito é mostrar para a sociedade que esse trabalho realizado pelo Confea garante a segurança e resguarda a população, já que para que uma obra seja realizada, ela deve atender a todas as exigências legais, como: um profissional habilitado, devidamente registrado, com ART, com placa nas obras etc. E a garantia de que tudo isso acontece numa obra é assegurada pelos profissionais dos Creas que realizam essa fiscalização nas obras.”, esclareceu o presidente em exercício do Confea, eng. civ. Osmar Barros Júnior.
Expedição Logística
O CCM também aprovou a Expedição Logística 2020/21. O projeto é uma versão temática da Expedição Safra, que vai analisar como a logística impacta o agronegócio e a partir dessa análise propor uma agenda positiva para a infraestrutura no país. “O tema surge de um projeto com base no agronegócio, mas ao falar de infraestrutura conecta-se às outras modalidades da engenharia.”, destacou o presidente Osmar. Para o presidente da Confaeb, eng. agr. Kleber Souza dos Santos, a expectativa é de que seja mais um projeto de grande sucesso, que demonstre a participação dos profissionais, agora na logística do país. “Além da capacidade de gerar alta produtividade agropecuária com qualidade, o Engenheiro Agrônomo está atento à comercialização e ao abastecimento. De forma que as rotas, tanto no mercado interno quanto para exportação, são traçadas e demandam logística e infraestrutura.”, complementou Kleber.
Sobre o CCM
O Conselho de Comunicação e Marketing (CCM) tem como finalidade formular e implementar a política editorial do Confea. Cabe ao Conselho apreciar e deliberar o plano de comunicação institucional da organização, bem como supervisionar a execução e avaliação dos seus resultados; apreciar projetos editoriais para os veículos de comunicação do Confea a serem encaminhados ao Plenário para aprovação; e decidir sobre programas, projetos e ações submetidas à sua apreciação, de acordo com o plano de comunicação do Federal.
Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea