Yaro Burian Junior

Perfil

O primeiro contato de Yaro Burian Junior com eletrônica foi aos 14 anos, quando fez um curso de rádio por correspondência, em que aprendeu como funciona e como se conserta – manutenção geral – os rádios da década de 1950. Yaro gostou muito do assunto e deu a sorte de ter um professor de Química, em Belo Horizonte, que orientou: “há um curso de Engenharia Eletrônica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)”. Yaro passou no vestibular “de primeira”.

Sua tese de mestrado foi a sexta do ITA inteiro, e uma das primeiras do país em Engenharia Elétrica. “O ITA foi a primeira instituição a adotar o modelo norte-americano de pós-graduação”, explica, modestamente, sua colocação no ranking. Após o mestrado, partiu para Toulouse, na França, para se tornar Doutor de Estado, com direito a aprovação do ministro de Educação francês. Yaro voltou poucos meses antes da onda de protestos de estudantes franceses – que historicamente marcou maio de 1968 -, que reivindicavam reformas no setor educacional. Era um período explosivo. De volta ao Brasil, Yaro lecionou por três anos no ITA, de onde saiu por motivos políticos.

Ele conta que, pessoalmente, não se envolveu no contexto político em que mergulhava o Brasil. No entanto, seu sogro, que também era do ITA, foi um dos dois professores da Instituição que foram demitidos por serem considerados subversivos. “Àquela época, os professores do ITA moravam no campus da universidade. Certa vez, meu sogro veio nos visitar, para ver os netos, e não o deixaram entrar. Foi quando entendi que eu teria que mudar de emprego. Embora eu gostasse muito do meu trabalho, não dava para não receber meus familiares na minha casa”, lembra.

Foi assim que Yaro iniciou sua carreira de 45 anos na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – que perdura até hoje. O engenheiro eletrônico foi um dos primeiros professores de dedicação exclusiva da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (Feec). Além de ocupar o cargo de diretor da Faculdade, Yaro também chegou a dirigir o Instituto de Artes da Unicamp. Violinista profissional, ele acredita que há muita relação entre Engenharia e Música: uma arte que também é ciência exata, com escalas e proporções. 

Os pais de Yaro eram tchecos, cujo país tem tradição musical muito forte, conforme ele explica. Aos quatro anos, já aprendia a tocar piano. No último ano de escola, quando já entendia tudo sobre consertar rádios, começou a estudar o violino. Ao chegar no ITA, encontrou um professor, também de origem tcheca, que promovia saraus em sua casa. “E aí eu me incorporei”, lembra o músico, que tem no currículo participação em conjunto de câmara, quarteto de cordas e orquestra. Aposentado há seis anos, Burian segue lecionando e tocando seu violino.

Atividades Exercidas

Violinista do Conjunto de Câmara do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) - 1959-1964;

Professor no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) - 1963-1971;

Violinista do Quarteto de Cordas do Conselho Municipal de São José dos Campos - 1969-1970;

Professor titular na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - 1971-2010;

Professor colaborador na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) - 1972-1973;

Violinista da Orquestra de Cordas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - 1972-1973;

Professor colaborador na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – desde 2010 (cargo atual).

 

Cargos Ocupados

Coordenador do curso de graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - 1973-1975;

Chefe de departamento da Faculdade de Engenharia e de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - 1973-1975;

Vice-diretor da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - 1976-1980;

Diretor do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - 1980-1981;

Coordenador do curso de graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - 1983-1988;

Vice-coordenador do curso de graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - 1988-1995;

Membro da Comissão de Professores Especialistas do Exame Nacional do Curso de Engenharia Elétrica do Ministério da Educação e do Desporto - 1996-2002.

 

Feitos Relevantes

Publicou o livro “Osciladores eletrônicos” – 1972;

Publicou a primeira edição do livro “Circuitos elétricos” – 1977;

Publicou o livro “Circuitos elétricos, magnéticos e teoria eletromagnética” - 1996.