Workshop Novos Conselheiros marca transformações na gestão interna do Confea

"Presidente destacou os novos rumos da gestão interna do Confea apontados no Workshop"

Concluído nesta terça (22) com uma palestra da Gerente de Planejamento e Gestão, arquiteta Prícila Fraga, e com o treinamento operacional dos novos conselheiros, o Workshop Novos Conselheiros, promovido desde o dia anterior, apresentou um formato que agregou informações pragmáticas e aspectos mais contextuais, voltados não apenas para as novas lideranças eleitas, mas também para o corpo funcional da casa. Boa parte dessas transformações se referem ao Mapa da Governança do Confea, instituído pela Decisão do Conselho Diretor nº 174/2018.

“Tivemos dois dias de atividades bastante produtivas, que apresentaram algumas das propostas que estamos promovendo no Confea, investindo no planejamento e na boa gestão pública. Tivemos uma interação muito boa entre os níveis gerencial e técnico. Amanhã, já teremos que utilizar esse equipamento e esse sistema eletrônico aqui na nossa primeira plenária do ano. A mesa vai ser mais exigente para que seja feito preferencialmente o voto eletrônico”, comentou o presidente Joel Krüger, no encerramento das atividades.

"Conselheiro Federal Annibal Margon"

“É uma importante iniciativa. Eu já tinha noção de muita coisa, mas aqui podemos saber mais profundamente as diretrizes, os cuidados. Sem dúvida, tem grande valia para os novos conselheiros”, comentou o engenheiro agrônomo Annibal Margon.

"Conselheiro Federal Luiz Antônio Lucchesi"


“Todo o evento apresentou um conteúdo muito consistente e que será utilizado por mim e pelos outros conselheiros nos exercícios dos nossos mandatos.  Apreciei a atenção demonstrada pelos colaboradores do Confea e toda a organização de um dos eventos mais organizados de que já participei no Sistema”, considerou o eng. agr. Luiz Antônio Lucchesi.

Já outro novo conselheiro, o geólogo Waldir Duarte,  manifestou-se a respeito das palestras promovidas e também elogiou o empenho dos empregados da casa. “Gostei da qualidade das palestras, dos assuntos abordados, desde a Ouvidoria do Confea, até o TCU e a CGU. Apenas como ponto negativo, consideraria o tempo, deveria ser pelo menos três dias. Mesmo assim, destaco a atenção do corpo funcional do Confea”.

"Conselheiro Federal Ernando Carvalho"


“Gostaria de destacar o bom acolhimento, e isso fez com que chegássemos na primeira plenária com um Norte. Toda vez que saímos da zona de conforto há uma dificuldade. As palestras foram esclarecedoras para nós conselheiros, fomos bem orientados e gostei ainda de ver que o staff do Confea estava presente”, complementou o engenheiro mecânico Ernando Carvalho.

Transparência, Governança e Gestão

"Ouvidora Eunice Francisca e gerente Prícila Fraga: transparência e planejamento"


Com a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), estão sendo promovidas diversas melhorias em sistemas da casa para facilitar a transposição de dados e o melhor acesso ao cidadão, por meio do Portal da Transparência, o que será ainda melhor integrado pelo novo portal do Confea, a ser lançado em breve,  informa Prícila Fraga. Pouco antes, o Portal da Transparência havia sido apresentado pela Ouvidora do Confea, Eunice Francisca, enquanto as funcionárias Cristiane de Lima, da Gerência de Planejamento e Gestão (GPG), e Marina Garcia, do Setor de Documentação (Sedoc), promoveram a capacitação dos conselheiros no SEI e apresentaram o Portal do Processo Eletrônico, um portal aberto ao público, criado pelo Confea com informações sobre o sistema.

"Cristiane de Lima: desvendando o SEI para os novos conselheiros"


Em 2018, por meio da decisão CD 174/2018, foi dado início à implantação do Mapa da Governança do Confea.  “Cabe à governança pública definir o direcionamento estratégico, supervisionar a gestão, auditar e avaliar o sistema de gestão e controle, entre outras funções”, comentou gerente da GPG. Já à gestão, comentou, cabe implementar programas, manter a comunicação com as partes interessadas e outras atribuições.

Auditoria e mudanças


Assessora da Superintendência de Estratégia e Gestão, a administradora Rosângela Simonetti aprofundou esse debate, apresentando vídeos institucionais e pesquisas relacionadas à sua área de atuação, inclusive, fazendo referência à palestra apresentada pelo auditor Bruno Martinello, do Tribunal de Contas da União, no primeiro dia do evento. “Ontem, Bruno afirmou que vamos precisar olhar para os nossos problemas. É fundamental aceitar a importância da  mudança e da cultura do planejamento para a manutenção do Sistema. Vamos trazer isso para a nossa realidade”, disse.

"Rosângela Simonetti: novos tempos para a governança do Confea"

A gestora conceituou os mecanismos “que fazem com que a máquina se movimente e servem como estratégia para planejar, executar, controlar e agir, e que depois promovem as etapas de avaliar, direcionar e monitorar”.

Outro apontamento se refere à necessidade de uma auditoria interna. “Precisamos olhar os riscos para que eles não se consolidem em problemas para sanar os nossos gargalos. Precisamos também de um código de ética e de conduta para os colaboradores. Esse é o momento para sermos proativos e mostrar nossa importância para a sociedade”.

A chefe do Setor de Desenvolvimento de Pessoas (Sedep), Paula Beatrice, considerou valiosa a possibilidade de trabalhar mais a fundo com a Superintendência de Estratégia e Gestão. “Acredito que isso dará um maior apoio para realizar todas as nossas prioridades, que estão sendo muitas”.

"Gerente Paula Beatrice expôs o Plano Anual de Capacitação e outras iniciativas"

Na perspectiva de crescimento para as atividades conduzidas pelo Setor, a expectativa é de promover o Plano Anual de Capacitação. “A partir de fevereiro, vamos fazer um treinamento diferente, um coaching com a alta administração, gerentes, chefes e assessores e com os demais colaboradores. Isso é uma mudança cultural e uma forma de planejamento. Em cada grupo, o treinamento vai ter um alinhamento com o que a gente precisa. Paralelamente, é uma pesquisa junto aos empregados para que eles trabalhem melhor”.

Cronograma unificado e cerimonial

"Eventos do Confea foram abordados pela chefe Alessandra Porto"

A unificação do cronograma de eventos do Confea e as demais atribuições do Setor de Relações Públicas (SETRP) foram apresentadas pela chefe de setor, Alessandra Porto. “Estamos acostumados a realizar eventos, atendendo aos cronogramas de eventos institucionais promovidos pelo Confea e de eventos patrocinados. Mas a área de eventos depende de todas as unidades do Confea. A realização é nossa. Não é só a área de eventos que faz, nós precisamos de vocês. Temos o desafio de promover o cronograma unificado, que vai ser mais das áreas do que do SETRP. Estamos trabalhando com a GTI (Gerência de Tecnologia da Informação) e a GPG para que esse cronograma seja promovido a partir de março. Todos terão acesso a uma planilha no Outlook com todos os eventos programados para que não haja conflito”, descreveu Alessandra.

"Adahiuton Belloti apresentou o universo do cerimonial "

Outro momento muito elogiado do Workshop foi a palestra do cerimonialista do Confea, jornalista Adahiuton Belloti, que apresentou informações úteis para a condução dos novos conselheiros diante não apenas das cerimônias da instituição, mas também no seu próprio dia-a-dia. Os protocolos estabelecidos pelo decreto do Cerimonial Público, nº 70.274/1972, e pelo decreto 5.700/1971, sobre o uso dos símbolos nacionais, “que não se sobrepõem aos outros”, foram comentados entre referências e dicas sobre discursos, vestuário e o uso da voz.

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea

Fotos: Mark Castro/Confea