Vítima da Covid-19, José Pastana, ex-presidente do Crea-AP morre em Macapá

Depois de um mês internado na UTI do hospital São Camilo, em Macapá (AP), o eng. civil José Rosário Pastana, 71 anos, faleceu na manhã de hoje (17/06), vítima da Covid-19.

Deixando viúva e três filhos, José seguiu o ritual dos que sucumbem às infecções causadas pelo novo coronavírus em Macapá: num cortejo simples, acompanhado pela família, seu  corpo passou diante de sua casa e seguiu para o cemitério São José, onde já foi enterrado.

Pastana, formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará, em 1973, tinha pós-graduação em Engenharia de Sistemas Urbanos, pelo Instituto Brasileiro de Administração (IBAM) e era especializado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica (PUC).

O engenheiro foi o primeiro presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amapá (Crea-AP), entre 1992 e 1993, e  atuou como inspetor do Regional, por dois mandatos, entre 1985 a 1989.

Atualmente, Pastana trabalhava como engenheiro civil aposentado pela Secretaria de Transporte do Amapá (Setrap),  e assessorava o governo.  

Além de lamentar a morte  do ex-presidente do Crea-AP, Osmar Barros Júnior, eng. civil no exercício da presidência  do Confea, destacou “o papel de liderança de Pastana para o fortalecimento do Sistema Confea/Crea e valorização dos profissionais”. 


“Ele foi levado por essa peste que assola o mundo. Uma pena! Uma figura marcante que era apaixonado pela vida”, assim, com a voz embargada, o conselheiro Laércio Aires dos Santos, eng. florestal, informou e lamentou o falecimento de José Pastana.

Durante sua participação na sessão plenária virtual do Confea, Laércio lembrou que: “além do Crea, o amigo fundou também o Clube de Engenharia. Ele foi fundamental para a criação de entidades de classe no Pará”.

Para o conselheiro, “é preciso reforçar os cuidados para prevenir o contágio e transmissão do novo coronavírus que avança no interior do Estado e do país. É necessário cuidado e conduzir da melhor maneira possível a retomada do trabalho pelos nossos profissionais”.

Equipe da Comunicação do Confea