VI Seminário Nacional de Acessibilidade encerra programação com visita ao CEIR

O evento discutiu políticas públicas e acessibilidade, mostrou depoimentos de pessoas com deficiência e apresentou as instalações do Centro Integrado de Reabilitação-CEIR

Teresina, 9 de maio de 2011

"Oficina: pacientes utilizam próteses feitas no Centro"
Na manhã desta sexta-feira (6), o VI Seminário Nacional de Acessibilidade levou os participantes do evento para uma visita as instalações do Centro Integrado de Reabilitação Daniely Dias. A comitiva foi recebida pela Deputada Estadual, Rejane Dias e pelo Superintendente Multiprofissional do CEIR, Anderson Luz. Também esteve presente, o deputado federal Jesus Rodrigues.

"Há três anos colocamos o prédio para funcionar e, hoje, contabilizamos 172 mil atendimentos. É motivo de muita satisfação para nós, saber que o Ceir é referência não apenas em estrutura, mas também em atendimento", declarou Rejane Dias e acrescentou, "os recursos utilizados aqui foram frutos de parcerias, é necessário ter um bom projeto para que se consiga recursos, felizmente, nós tiínhamos e o resultado está aqui".

O presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Piauí, José Borges de Sousa Araújo, parabenizou o Centro pelos seus três anos e falou da importância deste momento do evento. "Durante dois dias discutimos sobre políticas públicas que tornem as cidades mais acessíveis, ouvimos experiências de outros Creas sobre suas ações de acessibilidade e hoje, viemos ver na prática uma ação que deu certo e que tem feito do estado do Piauí uma referência na reabilitação da pessoa com deficiência física", destacou José Borges.

Anderson Luz apresentou a comitiva do Seminário os consultórios ondológico, psicológico, fisioterapeutico, as salas de arte e reabilitação e a oficina de prótese. "Aqui são fabricadas as próteses que os nossos pacientes usam, o responsável por esse setor, Paulo André, trouxe da AACD toda sua experiência e faz com que a Oficina do Ceir produza próteses de qualidade", ressaltou o Superintendente.

Raymundo Portelada, presidente do Crea-MA, falou da relevância do VI Seminário Nacional de Acessibilidade e disse está impressionado com a estrutura do Centro, "estou surpreso com este Centro. Não sabia que no Piauí havia uma ação dessa magnitude para atender pessoas com deficiência. Isso é um exemplo para nós do Maranhão que ainda temos muito que crescer no quesito acessibilidade".

Jéssica Santos e Thais Loiola
Assessoria de Comunicação do Crea-PI